Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

Serra da borda

Garimpo ilegal em Pontes e Lacerda (MT) é esvaziado pela quarta vez

Secretaria de Segurança Pública fez nova operação para esvaziar área da Serra da Borda

Geral | 03 de Maio de 2017 as 14h 10min
Fonte: G1 MT

Garimpo em Pontes e Lacerda (MT) foi esvaziado nesta quarta-feira (3) | (Foto: Guto Abranches)

O garimpo ilegal instalado na Serra da Borda, no município de Pontes e Lacerda, a 891 km de Sinop, foi desocupado nesta quarta-feira (3) pela quarta vez em uma ação conjunta das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e perícia criminal. Cento e setenta agentes das forças de segurança entraram na área por volta das 5h e os trabalhos duraram até as 11h.

A área é da União. O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) disse que a Mineração Santa Elina e a Mineração Tarauaca têm autorização para estudos de lavra no local, mas que as duas pediram à autarquia federal a cessão total dos direitos para a Mineração Apoena. Os pedidos estão em andamento. A Justiça Federal já decidiu pela desocupação do garimpo em mais de uma ocasião desde 2015, quando as invasões tiveram início.

Dois homens foram presos no local por crime ambiental, informou a Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT). Os suspeitos disseram aos policiais que continuaram no garimpo porque não havia lugar nos caminhões providenciados pelos próprios garimpeiros para fazer a retirada dos invasores na terça-feira (2). Eles foram levados para a Delegacia de Pontes e Lacerda.

Quando o garimpo voltou a ser invadido, em março deste ano, a estimativa era de que 3 mil pessoas estivessem no local. Até essa terça-feira (2), quando foi feita reunião entre a Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT) e o Ministério Público do Estado (MPE) para decidir quais ações tomar em relação à invasão, a quantidade estimada de garimpeiros ilegais tinha caído para 240.