Bom dia, Quinta Feira 18 de Abril de 2019

Geral

GC Notícias cria departamento de pesquisa e estatística

Setor será operado pela empresa Ética Instituto de Pesquisas

Avanço | 15 de Abril de 2019 as 10h 01min
Fonte: Redação

Jamerson Miléski e Fernando Assunção: parceria para geração de informações Foto: GC Notícias

A partir de hoje, segunda-feira (15), o GC Notícias passa a contar com um departamento de pesquisas e estatística. Rompendo o limite de noticiar os fatos, o site expande a sua atuação como veículo de comunicação, assumindo a competência de realizar diagnósticos socioeconômicos, políticos e empresariais através de pesquisas de campo.

A nova frente de trabalho é resultado da parceria firmada com a empresa Ética Instituto de Pesquisas. Com 7 anos de experiência e mais de 100 pesquisas realizadas, a Ética Instituto de Pesquisas coordenará o novo departamento do GC Notícias. Caberá a empresa realizar levantamentos para medir, de forma estatística e alicerçada em números, a real opinião da população, a flutuação da economia e o desempenho dos gestores públicos. “A linha editorial do GC Notícias, desde o princípio, presa pela pesquisa. Nossa redação busca balizar as informações em estatística, números e documentos, para assim transmitir a realidade despida de juízo de valor, opinião pessoal ou achismo. A fusão com o Instituto de Pesquisa Ética leva essa visão de jornalismo para um novo patamar”, explica Jamerson Miléski, editor do GC Notícias.

A Ética foi fundada pelo empresário Fernando Assunção. Ex-vereador de Sinop, ex-secretário de Cultura do município e, mais recentemente assessor especial do ex-deputado federal Nilson Leitão, Assunção encerrou sua atuação na política para se dedicar a esse projeto empresarial. A Ética é registrada na Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa e no Conselho Regional de Estatística. Desde 2012 o instituto realiza levantamentos e consultorias em empresas do Norte do Mato Grosso. Entre seus clientes está a Rede de Supermercados Del Moro, a H2O Piscinas e a Clínica Prisma, de Sorriso. “A Ética trabalha de forma técnica, utilizando as metodologias estabelecidas, fazendo pesquisas de campo presenciais, face a face com a população. Os planos amostrais são revisados e assinados por um profissional estatístico registrado, garantindo assim a precisão das pesquisas”, ressalta Assunção.

A parceria entre GC Notícias e Ética Instituto de Pesquisas será de longo prazo. O trabalho começa com uma pesquisa na cidade de Sinop. Na primeira semana de maio os pesquisadores irão para o campo coletar a impressão da população local sobre o desempenho da gestão pública. Serão consultadas 407 pessoas que emitirão a sua avaliação sobre o trabalho da prefeitura de Sinop, a Câmara de Vereadores, o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa. “As informações que o instituto de pesquisa colher junto a população serão transformadas em notícia. Sem remendos, sem recortes. Será a realidade nua e crua”, reforça o editor do GC Notícias.

Nessa primeira pesquisa o Instituto ouvirá a população sobre áreas específicas do serviço público, como saúde, educação, segurança e infraestrutura. Os formulários trarão pesquisas fechadas, com respostas pré-determinadas e também questionários abertos. Essa técnica determinada pelo Instituto Ética tem como objetivo detectar, de fato, os anseios da população local.

O plano de trabalho do GC Notícias é realizar, pelo menos, uma pesquisa de avaliação por mês. Essa atuação não será restrita a Sinop. Outros municípios também serão pesquisados.

COMENTARIOS