Boa noite, Sábado 23 de Setembro de 2017
Saúde Coluna Social Classificados Sobre o Site Fale Conosco

Gestantes fazem pilates pela rede pública

GC Notícias | 05/04/2017 11:52

Exercícios preparam as gestantes para o parto natural

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde de Sinop, oferece aulas de pilates para gestantes. O trabalho, realizado naquelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) apoiadas pelas ações do núcleo, é desenvolvido nos bairros Jardim das Oliveiras, Boa Esperança e Gente Feliz. Nos bairros Violetas e Primaveras devem iniciar ainda neste ano.

"O pilates prepara as gestantes para o parto natural. Prepara a musculatura que sustenta o peso da barriga, ajuda a evitar possíveis lesões e trabalha bastante com a musculatura do braço e costas, que serão bastante exigidas depois, na hora da amamentação", explica a fisioterapeuta Mônica Medeiros Reina, que conduz as aulas.

Conforme explica a profissional, o trabalho começou em setembro do ano passado pela UBS do bairro Jardim Oliveiras, objetivando ofertar uma atividade que melhore a capacidade de respiração, fortaleça a musculatura, melhore postura e o equilíbrio, beneficiando mulheres tanto no pré quanto pós-parto. 

​Apenas por meio do encaminhamento médico daquelas unidades que compõem o território de atuação do Núcleo é possível participar das aulas, que são limitadas a 5 participantes. À medida que estas gestantes têm seus filhos, novas vagas são abertas para as turmas de pilates.

"Quem libera e faz o encaminhamento para o pilates é o médico da UBS que acompanha a grávida, pois é preciso saber se a gestante tem alguma indicação, ou mesmo contraindicação", explica Mônica. O trabalho do NASF atende mulheres a partir da 13ª semana de gestão. Antes de iniciarem, elas passam por uma avaliação física.

 

O NASF

As atividades fazem parte do rol de ações apoiadas pelos profissionais do NASF, em Sinop. Implementado em Sinop no ano de 2013, atendendo à política federal do Ministério da Saúde, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família vincula-se à Secretaria Municipal de Saúde, com objetivo de ampliar a abrangência da assistência à atenção básica de saúde em cinco unidades de saúde: UBS Boa Esperança, Oliveiras, Violetas, Primaveras e Gente Feliz.

Em Sinop, o NASF atua também com Grupo de Terapia Comunitária, Grupo de Saúde Mental, Grupo de Dor Crônica, Grupo de emagrecimento, Grupo de atividades físicas, Grupo de Gestantes, Grupo de Hiperdia entre outros atendimentos. Conta com cinco profissionais de diferentes áreas: assistente social, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e educador físico.  

Fonte: Assessoria