Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Agenda

Gestores de 23 município participam de encontro do Selo Unicef em Sinop

Geral | 16 de Março de 2018 as 09h 30min
Fonte: Assessoria

Gestores e representantes de 23 municípios do Estado participaram, nesta quinta-feira (15), em Sinop, do 1º Ciclo de capacitação da 3ª edição do Selo Unicef. O objetivo do treinamento é garantir que as cidades inscritas desenvolvam políticas públicas com foco na promoção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

O prefeito em exercício Gilson de Oliveira (MDB) participou da abertura do Encontro e destacou a importância em se unir municípios que possam compartilhar experiências. “Mostra que Sinop está no caminho certo em relação a essa prestação de serviços. Cabe às administrações buscar parceiros para desenvolver essas atividades voltadas para atendimento das famílias em situação de risco e para atender as crianças que estão ociosas”.

Segundo a oficial de comunicação da Unicef na Amazônia, Ida Oliveira, esses municípios que aderiram a 3ª edição do Selo Unicef participarão de capacitações e serão qualificados para o desenvolvimento de atividades focadas na criança e no adolescente. O objetivo é a redução de diversos indicadores que envolvem as áreas da saúde, educação, assistência social e saneamento básico.

 “Série de ações e política que já são desenvolvidas, focadas na melhoria e qualidade de vida. Fazendo com que saúde, educação e assistência social consigam trabalhar de maneira conjunta e articulada. Quando você foca a gestão na promoção dos direitos da criança e do adolescente todos são beneficiados”, explicou.

A oficial da Unicef destacou ainda a participação de Sinop no Selo Unicef. “Sinop é um desses municípios que está extremamente engajado, inclusive eu estive aqui na edição passada no Fórum que teve, que é uma das atividades do Selo, e a quantidade de adolescentes foi encantadora”, asseverou Ida.

Sinop é um dos municípios brasileiros que já é certificado pela Unicef. A secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Josi Palmasola, explica ainda que o objetivo é garantir a manutenção do selo. “Sinop já possui e, esse ano, estamos nesse projeto para fazer a manutenção dele. O município é avaliado em vários setores como saúde, saneamento básico, educação, enfim, todos os setores. O que se avalia é como estão nossos jovens e adolescentes”.

O vereador Joacir Testa (PDT) também participou do evento e lembrou da importância de se investir na qualidade de vida das crianças e adolescentes, buscando um país melhor. “É muito importante focar e dar estrutura para as crianças, como educação saúde e dar condições dignas de vida”, finalizou o parlamentar.

 

Selo Unicef

O Selo UNICEF é realizado em parceria com o Governo do Estado e o Instituto Peabiru, e apoio da Agência para o Desenvolvimento Social dos Municípios do Mato Grosso (APDM) e da Prefeitura de Sinop.

Entre os meses de junho e agosto do ano passado, o Unicef, em articulação com os Governos e organizações ligadas às prefeituras, mobilizou os nove Estados da Amazônia Legal, tendo conseguido a adesão de 631 municípios, de um total de 805 convidados.  Os municípios que se inscreveram assumiram o compromisso de elaborar um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam meninos e meninas, nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes.

O Unicef, por sua vez, promove a capacitação de gestores e técnicos municipais, com o objetivo de qualificar a sua atuação nos processos de elaboração, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas nas áreas de saúde, educação, assistência social, comunicação, cultura, esporte e lazer.

Neste primeiro ciclo de capacitação, a oficina irá tratar dos seguintes conteúdos: como funciona o Selo Unicef; a apresentação da Metodologia desta edição; os resultados esperados dos municípios participantes; os indicadores que serão monitorados e como os municípios serão avaliados e como deverão realizar o 1º Fórum Comunitário, etapa obrigatória na realização do Selo.

No final da edição, os inscritos serão avaliados por meio de indicadores quantitativos e qualitativos relacionados com o impacto social que o programa teve no município e com as ações estratégicas e políticas públicas desenvolvidas.