Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Zona de exportação

Governador assina autorização para início do processo licitatório da ZPE

Complexo abrigará indústrias de transformação e já tem 17 empresas pré-cadastradas

Geral | 19 de Abril de 2016 as 10h 53min
Fonte: Maíza Prioli/Sandra Pinheiro Amorim -Sedec-MT

| Foto: GCom/Maria Anffe

Após 26 anos, o projeto da Zona de Processamento de Exportação de Mato Grosso, localizada em Cáceres, começa a sair do papel. Nesta segunda-feira (18) o governador do Estado Pedro Taques assinou o termo de autorização de abertura de licitação, que dá início aos trâmites legais do processo licitatório para implantação da primeira etapa da ZPE. Nessa primeira fase os investimentos de R$ 16 milhões já estão garantidos pelo executivo estadual.

O projeto da ZPE está sob a responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e segundo o secretário Seneri Paludo, 17 empresas interessadas em se instalarem no local já estão pré-cadastradas. O complexo industrial vai abrigar principalmente indústrias de transformação.

A primeira etapa das obras consiste na construção do módulo de infraestrutura básica, que inclui o prédio administrativo da ZPE, guarita, restaurante, espaço aduaneiro da Receita Federal, galpão de armazenagem e pátio. Nesta fase serão 68 lotes distribuídos em 51 hectares. As obras deverão ter início este ano e levarão de 12 a 18 meses para serem concluídas.

A prefeitura de Cáceres está responsável pela elaboração dos projetos complementares e assim que a entrega for feita os trâmites licitatórios terão prosseguimento.

O governador Pedro Taques relembrou que o decreto criando a ZPE de Mato Grosso foi assinado no dia 6 de março de 1990 e de lá para cá pouca coisa avançou nessa história. “Mas não nos cabe dizer o que foi feito, nos cabe dizer o que estamos fazendo. Vim hoje aqui para falar de esperança e concretização de sonhos. A ZPE está localizada em Cáceres, mas é de todo Mato Grosso. Daqui nossos produtos ganharão o mundo com mais competitividade e valor agregado, mudando a realidade desta região”.

Taques destacou ainda que a ZPE de Mato Grosso está inserida dentro de um projeto macro estratégico para o desenvolvimento do Estado. “Sabemos que a ZPE sozinha não resolve tudo. Para que ela se consolide precisamos também trabalhar o Porto de Morrinhos, a viabilidade da hidrovia Paraguai-Paraná, desenvolver a saída para o Oeste do Mercosul, saindo de Cáceres até o Pacífico, o que permitirá redução no custo do frete e na duração da viagem que nossos produtos fazem para chegar a mercados como a China. Além disso, já estamos trabalhando em uma legislação específica para as empresas que se instalarem na ZPE”, pontou o governador.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, destacou o empenho dos deputados Dr Leonardo (estadual) e Ezequiel Fonseca (federal) e do vereador e presidente da Câmara de Cáceres, Márcio Lacerda, que tiveram participação fundamental na construção do processo. “Foram pessoas que tiveram papel chave nesta caminhada e muito se empenharam para que a ZPE se torne realidade”.

Paludo lembrou que a ZPE é um compromisso assumido em campanha. “É uma prioridade que o governador Pedro Taques nos incumbiu logo no início da gestão e com um trabalho conjunto conseguimos resgatar todos os trâmites que estavam parados há anos”.

Ainda segundo o secretário os trâmites burocráticos para a licitação devem levar mais alguns meses e o compromisso é que a obra inicie ainda este ano. “Neste meio tempo, nosso trabalho continua, já elaborando uma legislação específica que prevê incentivos fiscais e financeiros para as indústrias instaladas na ZPE. Também estamos trabalhando no processo de capitalização e profissionalização da Administradora da Zona de Processamento de Exportação de Cáceres (Azpec) e prospecção de investimentos”, acrescentou o secretário, que preside o Conselho Administrativo da Azpec.

O processo licitatório, a construção e fiscalização das obras da ZPE ficarão sob responsabilidade da Secretaria de Cidades, por meio de cooperação com a Sedec. O secretário da pasta, Eduardo Chiletto, explicou que os projetos foram muito bem executados para evitar problemas futuros. “As equipes das secretarias de Cidades e Desenvolvimento Econômico trabalharam juntas neste projeto e com o maior rigor para que tudo saia perfeitamente dentro da legalidade”.

Para o prefeito de Cáceres, Francis Maris, é um momento histórico para o município e a região. “Hoje estamos marcando o início da retomada do desenvolvimento da região. Os cacerenses estão realizando um sonho de mais de 20 anos. Agradeço ao empenho do Governo do Estado e atenção prioritária que está dando a este projeto tão importante para nós”.

De acordo com a secretária executiva do Conselho Nacional das ZPEs do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Thaize Dutra, a ZPE de Mato Grosso é a cara do Brasil e tem o diferencial de estar localizada em um estado com forte vocação para a produção de produtos primários. “A ZPE mato-grossense trará um enorme ganho de competitividade para o Estado, agregando valor à produção primária recorde daqui, beneficiando não somente Cáceres e seu entorno, mas todas as regiões de Mato Grosso”.

 

ZPE

A Zona de Processamento de Exportação (ZPE) é um distrito industrial incentivado, onde as empresas operam com suspensão de impostos e procedimentos administrativos simplificados e devem destinar 80% da produção à exportação. A área total da ZPE é de 239,68 hectares a serem divididos em cinco módulos. O projeto total está orçado em R$ 60 milhões.

Tramita no Congresso Nacional projeto para reduzir para 60% a produção das ZPEs destinada ao mercado internacional.