Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

Mato Grosso

Governo de MT anuncia troca de comando da PM após vazamento de mandados de prisão

Prisões de coronéis foram determinadas pela Justiça.

Geral | 23 de Junho de 2017 as 18h 45min
Fonte: G1 MT

O governador Pedro Taques (PSDB) já trocou o comando da PM por três vezes | (Foto: José Medeiros/Gcom MT)

A troca do comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso foi anunciada pelo governo nesta sexta-feira (23) após o vazamento de dois mandados de prisão contra coronéis da instituição, que ocupam cargos no primeiro escalão da atual administração. O substituto do coronel Jorge Luiz Magalhães já foi escolhido. O governo alega, no entanto, que a mudança será feita para atender a critérios técnicos.

A posse do coronel Marcos Vieira da Cunha, que é secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), no cargo está marcada para a próxima segunda-feira (26), em cerimônia no Comando Geral da PM.

Cunha será o 4º a ocupar o posto em dois anos e meio do governo Pedro Taques (PSDB). O primeiro a assumir o cargo foi o coronel Zaqueu Barbosa, que foi preso no dia 23 de maio, após o esquema de grampos na Polícia Militar vir à tona.

Os dois militares alvos dos mandados de prisão teriam relação com essas interceptações clandestinas de telefones de políticos, jornalistas, advogados, médicos, empresários e servidores públicos.

O governo não confirmou as prisões dos coronéis. A decisão determinando as prisões partiu do desembargador Orlando Perri, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Perri comanda as investigações sobre as escutas clandestinas operadas pela Polícia Miliar de Mato Grosso entre os anos de 2014 e 2015.

Zaqueu passou exatamente um ano na função, de janeiro de 2015 a janeiro de 2016. Foi substituído pelo coronel Gley Alves de Almeida Castro, que ficou até dezembro passado no Comando da PM. A saída dele do cargo se deu exatamente um dia após a explosão de um caixa eletrônico dentro do quartel do Comando-Geral da PM em Cuiabá. À época, o governo não informou se a mudança tinha relação com o caso.

No lugar dele assumiu o atual comandante-geral, Jorge Luiz Magalhães, em dezembro passado. Agora, é a vez dele deixar o cargo.