Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Mato Grosso

Governo de MT reassume gestão do Hospital Regional de Cáceres após saída de OSS

Contratos que eram mantidos pela antiga gestão passaram a ser rescindidos este mês

Geral | 25 de Outubro de 2017 as 08h 22min
Fonte: G1 MT

Hospital Regional de Cáceres atende a 22 municípios de Mato Grosso, além de pacientes da Bolívia | (Foto: José Bonfim/ Rádio Centro América FM)

O governo estadual reassumiu a gestão do Hospital Regional de Cáceres, a 636 km de Sinop, e passou a encerrar os contratos que eram mantidos pela Associação Congregação de Santa Catarina, que respondia pela administração da unidade hospitalar até o dia 30 de setembro deste ano.

Ao G1, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informou que a unidade foi a primeira dentre os hospitais regionais a voltar para as mãos do estado. Em julho deste ano, o governo publicou dois decretos que determinavam o retorno da administração dos hospitais regionais de Colíder, Sorriso, Alta Floresta e o Metropolitano de Várzea Grande dentro de 6 meses.

No início deste mês, um novo decreto incluiu em situação de emergência os hospitais regionais de Cáceres, Rondonópolis e Sinop. Em Rondonópolis, no último dia 1º, o governo passou a administração para o Instituto Gerir de forma emergencial, por seis meses, período em que será feito um novo chamamento público.

Conforme o governo, nesta segunda-feira (23), já sob nova direção, o Hospital Regional de Cáceres rescindiu o contrato que mantinha com a empresa responsável pelo setor de oncologia, colocando outra equipe médica no local.

Para não prejudicar o serviço, o médico responsável pela empresa que teve o contrato encerrado, Eduardo Marques de Lima, se comprometeu a continuar acompanhando os pacientes dele que estão internados na undiade até que eles recebam alta, conforme o diretor técnico do hospital, Hernandez Coutinho.

Dessa forma, as cirurgias de urgência e emergência do setor de oncologia do Hospital Regional de Cáceres, assim como as consultas, continuam sendo realizadas normalmente. Já as cirurgias eletivas ambulatoriais foram suspensas até que a auditoria que está sendo feita no setor seja encerrada.

Mudança de gestão

Segundo o governo, quando a OSS que geria a unidade de Cáceres não mostrou mais interesse em renovar o contrato e permanecer à frente do hospital, as prefeituras que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Mato Grosso (CISOMT) também foram consultadas, mas não aceitaram assumir a unidade, que passou para a administração da Secretaria Estadual de Saúde.

Demissões e recontratações

Segundo a Ses-MT, 95% dos 473 funcionários que foram demitidos pela OSS em Cáceres após o encerramento do contrato com o governo do estado foram readmitidos pela nova gestão, sem comrpometer o funcionamento da unidade. Além deles, a unidade conta com 253 servidores de carreira.

De acordo com a pasta, os profissionais que não permaneceram na unidade tomaram a decisão espontaneamente por manter o vínculo com a OSS em outro hospital da cidade, enquanto outros não possuiam todas as certidões exigidas para assumir cargo público ou cuja análise curricular não foi aceita pela nova gestão.

O Hospital Regional de Cáceres atende a 22 municípios das regiões Oeste e Sudoeste do estado, além de pacientes da Bolívia.