Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 16 de Abril de 2024

Menu

Concessão

Governo Federal dá início ao processo de terceirização do aeroporto de Sinop

No pacote estão os projetos de viabilidade de outros 4 aeroportos do Estado

Geral | 08 de Setembro de 2017 as 20h 00min
Fonte: Jamerson Miléski

O Governo Federal, através do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, deu o primeiro passo para a terceirização do aeroporto de Sinop. No dia 1º de setembro, o Ministério publicou o edital de chamamento de concurso de projetos Nº 01/2017, para 11 aeroportos brasileiros. O de Sinop está nessa relação.

Com o concurso de projetos, o Ministério dos Transportes espera captar os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Financeira que servirão de parâmetro para os processos de concessão pública que virão em seguida. A ideia é modelar a estrutura que esses aeroportos precisam de acordo com a demanda das regiões onde estão estabelecidos. Com o cálculo do investimento necessário e o quanto essas estruturas podem gerar de lucro, o governo federal irá oferecer os aeroportos para a exploração da iniciativa privada.

O edital não vincula absolutamente nada, resguardando ao Governo Federal a escolha final quanto a contratação desses projetos, a adesão aos projetos contratados e até mesmo se irá lançar ou não a concessão. Basicamente, o que o Ministério está fazendo é uma sondagem aprofundada,

Qualquer empresa ou pessoa física pode realizar o estudo de um dos itens do edital. O prazo para o cadastramento junto ao Ministério encerra no dia 1º de outubro. Os interessados deverão apresentar a sua proposta de estudo, qualificações, plano de trabalho e o valor do ressarcimento financeiro que pretendem receber com o trabalho. Uma vez autorizado, a empresa ou pessoa física, pode desenvolver o estudo.

Os projetos deverão conter o estudo de mercado, engenharia, ambiental e econômico financeiro. No estudo de mercado, deverão constar as receitas atuais dos aeroportos (com voos e demais atividades econômicas), a avaliação da demanda regional e a projeção de passageiros. O edital abre uma exceção para Sinop e outros 5 aeroportos, frisando que a projeção de demanda deverá avaliar as receitas e despesas aeronáuticas e se no horizonte de concessão a infraestrutura permanecerá atendendo à legislação vigente. Ou seja, se haverá necessidade de investir na construção de uma EPTA Especial (Torre) ou se se mostra mais adequado uma redução para ERAA - Estação de Radiodifusão de Aeródromo. É basicamente uma definição se o melhor negócio para estes aeroportos é crescer ou permanecer do tamanho que estão.

O edital também abre uma exceção para Sinop dentro dos Estudos de Engenharia. O Ministério pede que a avaliação da capacidade instalada e melhorias necessárias inclua a instalações e equipamentos relacionados à infraestrutura aeronáutica, especialmente quanto aos seguintes: estação de telecomunicação, sala AIS, centros meteorológicos, estações meteorológicos e alcance visual da pista – RVR.

São dois itens que já estão em curso no aeroporto de Sinop. Nesta semana a equipe do Cindacta 4 esteve fazendo uma vistoria técnica para homologação da EPTA.

Nos estudos de viabilidade econômico-financeira, os projetistas deverão estabelecer um parâmetro de viabilidade para a concessão, focando na autossustentabilidade do aeroporto. O janela de tempo projetada para concessão é de 30 anos.

Ao todo, o projeto de cada aeroporto deverá responder a 61 itens de estudo. Os elaboradores deverão apresentar o resultado final em 120 dias. Ou seja, o Ministério receberá a base para suas concessões futuras até 1º de fevereiro de 2018.

 

Sinop no pacote

O aeroporto de Sinop integra o item 3 do edital, onde também estão os aeroportos de Cuiabá, Rondonópolis, Alta Floresta e Barra do Garças – os 4 aeroportos mais importantes do Estado e uma região com demanda reprimida.

Por estes 5 projetos, o Ministério pagará no máximo, R$ 22,8 milhões. Esse é o teto estipulado para indenização dos estudos contratados. É o quanto os desenvolvedores dos estudos receberão.

A terceirização do aeroporto de Sinop é um caminho oposto ao projeto que tramita no PIL (Programa de Investimento em Logística), anunciado ainda em 2013, que projeta um investimento de R$ 88 milhões na reestruturação e aparelhamento. Caso a concessão seja a estratégia adotada, tal investimento (total ou parcial), deverá ser feito pela iniciativa privada, que terá direito de explorar a estrutura por 30 anos.