Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Monarquia

Grupo que está há 35 anos no comando do Creci não aceita sair

Novo presidente eleito recorre a liminar da justiça para conseguir ser empossado

Geral | 06 de Agosto de 2015 as 16h 32min
Fonte: Jamerson Miléski

Ao longo dos últimos 35 anos o Creci/MT (Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Mato Grosso), não teve candidato de oposição nas eleições para presidência. Em junho desse ano, o corretor Benedito Odário quebrou esse ciclo, colocou seu nome a disposição e, mesmo tendo sua chapa impugnada, conseguiu disputar a eleição através de recursos judiciais. Concorrendo com Paulo Maciel, candidato apoiado pelo atual presidente, Ruy Pinheiro, Benedito venceu com uma vantagem de 149 votos. Mas ainda não conseguiu assumir.

A diplomação da chapa foi suspensa pelo Cofeci (Conselho Federal de Corretores de Imóveis), em ato administrativo. A alegação é de que o registro dos vitoriosos para a eleição interna dos corretores foi garantido sob efeito de liminar. A posse da nova diretoria do Creci era para ter ocorrida em julho deste ano.

Foi preciso, mais uma vez, ingressar na justiça. O recurso veio do juiz da 1ª Vara Federal, Ciro Arapiraca. O magistrado determinou ao Cofeci que diplome e emposse imediatamente a diretoria eleita do Creci. O juiz considerou que o sistema "Cofeci-Creci" agiu sob o arrepio da Lei ao não diplomar a chapa vitoriosa no regime democrático. Segundo Arapiraca, a chapa concorreu e sagrou-se vencedora de forma imparcial. “A vontade da classe deve ser respeitada”, diz trecho da decisão.

O candidato derrotado é atual vice-presidente do Creci.

O Estado de Mato Grosso conta com mais de 7 mil corretores inscritos no Creci. Em Sinop são 175 corretores inscritos. O mandato de presidente é de 3 anos.