Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

Multa

Hidrelétrica é multada por morte de peixes durante testes em Mato Grosso

Geral | 18 de Novembro de 2015 as 14h 45min
Fonte: Midia News

A Companhia Hidrelétrica Teles Pires S/A recebeu uma multa de R$ 277 mil do Ibama em razão da morte de mais de 550 peixes em Mato Grosso, ocorridas durante testes em unidades geradoras de uma usina em construção. A penalidade foi aplicada por fiscais do Ibama em Alta Floresta.

A hidrelétrica está sendo construída no Rio Teles Pires, afluente do rio Tapajós, na fronteira entre os estados do Pará e Mato Grosso, nos municípios de Jacareacanga (PA) e Paranaíta (MT).

Conforme o Ibama, a fiscalização começou após uma denúncia, feita no final de setembro, na qual foi relatado o aparecimento de diversos peixes mortos rio abaixo das obras da usina.

Fiscais do instituto sobrevoaram a área da usina, conversaram com ribeirinhos e vistoriaram o empreendimento.

A partir das análises, a entidade constatou que os peixes teriam sido mortos devido a falhas nos procedimentos de resgate e pela ausência de dispositivos anticardumes adequados, para impedir a entrada dos peixes no canal de fuga.

A hidrelétrica teve que resgatar as espécies, com a realização de medição biométrica e descarte em local apropriado. A maioria dos peixes que morreram no local era composta de grandes espécies, como jaú, cachara e piraíba.

Além da multa pela morte dos peixes, o empreendimento também foi notificado a implantar sistema anticardumes definitivo, para evitar que novas mortes sejam registradas nos testes operacionais e nas paradas de manutenção das unidades geradoras.