Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Redução de estomago

Homem mais obeso de Mato Grosso perde 92 kg

As pessoas mais obesas do mundo pesam em torno de 400 quilos.

Geral | 23 de Maio de 2017 as 15h 50min
Fonte: André Jablonski

Tiago é fotografado minutos antes de entrar para o centro cirúrgico | Arquivo pessoal

Tiago Lima Bortoli de 33 anos, morador de Rondonópolis a 691 km de Sinop, mede 1m e 90 cm e chegou a pesar 325 quilos, um dos maiores indicadores de peso em Mato Grosso.

Tiago era empregado de um lava jato na cidade, mas há cinco anos sofreu um acidente de trânsito e ficou acamado. Um veículo o atingiu, de moto, em uma rotatória.

Já acima do peso antes do acidente, o ex-lavador ficou acamado e entrou em um processo rápido de ganho de peso, acabou diagnosticado com obesidade mórbida.

Com 325 quilos, Tiago recorreu ao Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, única referência no Estado na saúde pública.

Há 10 meses, após a cirurgia bariátrica, ele perdeu 92 quilos, 30% do peso total.

Ele narra que antes da redução de estomago, comia tudo que queria. Atualmente, trocou este prazer pela alegria de ser mais saudável. "Cortei gorduras, fritura, doce e bebida alcoólica, porque teve uma época que estava muito deprimido e bebia demais".

Uma das expectativas de Tiago é encontrar outro relacionamento. Separou a dois anos no auge da obesidade. "A obesidade complica, mas não acredito que somente isso seja o motivo principal do rompimento, o mais complicado é a discriminação, o bullying".

A cirurgia de redução de estomago custa no particular em torno de de R$ 15 mil a R$ 45 mil. O SUS autoriza essa cirurgia quando o paciente está em risco de morte.