Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Nas Redes Sociais

Hospital de Câncer denuncia golpe de venda de sacos para ajudar instituição

Instituição diz que pessoas que usam o nome do hospital em Mato Grosso.

Geral | 26 de Janeiro de 2017 as 14h 54min
Fonte: G1 MT

Hospital de Câncer alerta sobre golpes de venda de sacos de lixo para ajudar instituição | (Foto: Reprodução/ Facebook)

O Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCAN) fez um alerta sobre os constantes casos de pessoas que usam o nome da instituição para vender produtos, conseguir dinheiro e aplicar golpes no estado. De acordo com o hospital, golpistas vendem sacos de lixo, livros, canetas, CDs e até fazem eventos dizendo que o dinheiro será revertido para os pacientes da unidade.

Atualmente, conforme Raphael Santana, administrador do hospital, as únicas conformas de ajudar a instituição é por meio de doações pela internet, boletos, projetos previamente cadastrados e caixinhas de arrecadação distribuídas em pontos comerciais das cidades. Todas as atividades são divulgadas pelo hospital, pela internet e redes sociais, além de serem acompanhadas por representantes

O golpe mais comum, segundo o hospital, é a venda de sacos de lixo. O argumento dos golpistas é que o dinheiro será revertido aos pacientes em tratamento contra o câncer. De fato, a instituição chegou a comercializar o produto em uma época no estado. No entanto, o projeto não durou mais de um ano e se encerrou no ano de 2012. Até hoje os funcionários recebem ligações sobre pessoas em dúvida a respeito da venda do saco de lixo.

“Tivemos um crescimento de atendimento entre 2013 e 2014. Fechamos o ano de 2015 com 75 mil atendimentos e 90 mil em 2016. O hospital vem crescendo e em consequência traz golpistas e pessoas que querem tirar proveito disso”, disse o administrador ao G1.

O HCAN é uma instituição privada com fins filantrópicos, entretanto, 95% dos atendimentos são de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Há alguns anos o hospital iniciou um projeto de venda de sacos de lixo para fomentar as doações. Isso não durou nem um ano. Descobrimos que várias pessoas começaram a vender o produto em nome do hospital e recebemos várias reclamações a respeito de produtos de qualidade ruim, até que acabamos descobrindo esse golpe e paramos com o projeto”, comentou o representante.

Por mês, o HCAN recebe entre 250 a 300 ligações de reclamações ou questionamentos sobre vendas de produtos em nome da instituição. “Em todas as ocasiões acionamos a polícia. Percebemos que não há somente uma pessoa ou um grupo, mas vários grupos que fazem ações para ganhar em cima do hospital”, pontuou.

O hospital conta com caixinhas de troco solidário que são distribuídas em pontos comerciais das cidades, como em bares, lotéricas, restaurantes ou supermercados. As caixas são lacradas e contam com um cadastro e controle do volume de arrecadação de doações.

“O câncer é uma doença muito agressiva. E a sensibilidade de pessoas que passaram por isso, seja na família ou no grupo social, isso comove. E os golpistas se aproveitam dessa sensibilidade para conseguir dinheiro”, finalizou o administrador.

A Polícia Civil de Mato Grosso orienta para que as pessoas tirem dúvidas com o hospital antes de qualquer tipo de doação. Caso alguma pessoa caia no golpe e sofra prejuízos, a Polícia Civil diz que um boletim de ocorrência pode ser feito denunciando a fraude.