Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Sorriso

Hospital Regional fecha 40% dos leitos da UTI

Retração da estrutura de alta complexidade tem como pano de fundo a redução de custos

Geral | 14 de Julho de 2016 as 18h 29min
Fonte: Jamerson Miléski

Dos 10 leitos de UTI’s (Unidades de Terapia Intensiva), do Hospital Regional de Sorriso, 4 foram desativados. Desde o início da semana o Hospital opera com apenas 6 leitos de UTI para atender os pacientes SUS de todo o Norte de Mato Grosso.

A redução no número de UTI’s foi uma medida para conter os gastos. É o que explica o diretor técnico do Regional, Roberto Satoshi. Segundo ele, o Regional de Sorriso tem apenas 6 leitos de UTI credenciados junto ao Ministério da Saúde e, portanto, recebe apenas pelas internações que acontecem nele. “Antes, por causa da demanda, mantínhamos os 10 leitos, sempre lotados. No final das contas quem arca com o prejuízo é o próprio hospital, que está sempre com os 10 leitos cheios e recebe apenas para 6”, explicou o Diretor Técnico.

A ordem no Hospital Regional de Sorriso nas últimas semanas tem sido cortar custos. O diretor também confirmou que algumas cirurgias foram suspensas por falta de material “As cirurgias eletivas (sem urgência) nós suspendemos já a algumas semanas, por causa da falta de insumos. Tem medicamentos que em 15 dias vão acabar, tem vários que não tem mais”, revelou o diretor. O Hospital tem tido dificuldade até de comprar comida para a alimentação dos pacientes. Dos supermercados da cidade, apenas um ainda está aceitando vender para o regional. “Ninguém está fornecendo porque não recebem”, explicou.

Sem repasses financeiros para a instituição, os funcionários também estão com os salários atrasados. “Não se fala em greve, mas muitos médicos estão simplesmente pedindo demissão. Estamos perdendo esses profissionais”, informou Satoshi.

O Hospital Regional vive um processo de transição, antes administrado por uma OSS (Organização Social de Saúde), que passou por uma intervenção e, desde maio, sob a gestão do consórcio intermunicipal de saúde. A transmissão de recursos para manutenção do Hospital é de responsabilidade do Estado. Os repasses de maio e junho não foram feitos.

 

O que diz o governo?

A Secretaria do Estado de Saúde, através de uma nota informou que o atraso no pagamento é devido a processos burocráticos. “A Secretaria de Estado de Saúde informa que devido o processo de intervenção, ocupação e tramites legais de mudança de CNPJ do Hospital Regional de Sorriso, os processos dos meses de maio a junho estão aguardando documentos para que o repasse ocorra dentro dos trâmites legais. A SES pontua que vem buscando em conjunto com a Procuradoria Geral do Estado resolver o quanto antes a situação. Destaca também que não há prejuízo ao atendimento à população”, explicou a assessoria  através de um e-mail.