Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Igreja inicia comemorações a Santo Antônio

Geral | 10 de Junho de 2015 as 15h 08min

A partir desta quarta-feira, dia 10 de junho, a comunidade católica e todo povo de Sinop é convidado a preparar-se para celebrar o dia de Santo Antônio, um dos santos mais queridos da Igreja Católica, festejado em 13 de junho (sábado). Trata-se da celebração do padroeiro da cidade de Sinop e da Paróquia Santo Antônio. Por isso serão realizadas missas na Igreja Santo Antônio, sempre as 19:30 horas, nos dias 10, 11 e 12. No dia 13 de junho, dia de Santo Antônio teremos a MISSA SOLENE DO PADROEIRO DE SINOP, rezada pelo Bispo Dom Gentil Delarazi, com a benção e a distribuição do pão de Santo Antônio, as 18 horas, na Praça da Bíblia.

A celebração do padroeiro é um marco de fé na vida do povo de Sinop, desde o início da sua colonização, que com a chegada dos primeiros colonizadores, veio também à experiência de devoção neste grande Santo evangelizador, Santo Antonio. A festa do padroeiro além de ser uma celebração de fé é ainda uma celebração cultural para manter viva esta expressão de fé e identidade do povo de Sinop.

As celebrações de Santo Antônio serão em comunhão com o Ano da Paz, pedindo a paz para as nossas famílias, a nossa cidade e o mundo inteiro, com os seguintes temas para cada dia:

Dia 10 - Santo Antônio e a Santificação das Famílias – com a benção especial das famílias presentes;

Dia 11 - Santo Antônio e a Missão Evangelizadora que nasce da Palavra de Deus – com a benção do envio, com a Palavra de Deus, para todos assumam os evangelizares;

Dia 12 - Santo Antônio, a Compaixão e a Caridade que brota do coração de Jesus – com a benção dos namorados. Neste 3º dia do Tríduo todos estão convidados a doarem alimentos, não perecíveis, que serão partilhados com os mais necessitados a exemplo de Santo Antônio, homem caridoso.

Dia 13 – Missa solene na Praça da Bíblia com a benção e a distribuição do pão de Santo Antônio, todos são convidados a vestirem branco simbolizando o Ano da Paz.

 

Santo Antônio em Sinop

A missa de fundação de Sinop aconteceu no dia 14 de setembro de 1974, rezada por Dom Henrique Froelich.

Na ocasião o pioneiro e devoto de Santo Antônio, Ênio Pipino, trouxe a imagem do Santo para que Sinop fosse protegida, assim como ele se sentia.

A imagem de Santo Antônio foi então colocada na capelinha (atual Igreja), onde permanece até hoje.

Em 1983, o então prefeito, Geraldino Dal’Maso instituiu, através da Lei 031, os feriados municipais, e entre eles, 13 de junho, quando se comemora o Dia de Santo Antônio, padroeiro do Município de Sinop.

(FONTE: Luis Erardi - Casa da Cultura de Sinop)

 

História de Santo Antônio

Santo Antônio nasceu no dia 15 de agosto de 1.195 em Lisboa/ Portugal e foi batizado como Fernando Bulhões.

Homem simples, levava uma vida dedicada a orações e privações em busca do crescimento espiritual, teólogo, místico, milagreiro e sobretudo foi um notável orador.

Santo Antônio de Lisboa é também tido como um dos intelectuais mais notáveis de Portugal do período pré-universitário. Foi o primeiro Doutor da Igreja franciscano.

No ano de 1221 fez parte do Capítulo Geral da Ordem de Assis, a convite do próprio Francisco, o fundador.

Faleceu do dia 13 de junho de 1.231 em Pádua/ Itália, onde foi sepultado na Basílica de Santo Antônio. A sua fama de santidade levou-o a ser canonizado pela Igreja Católica pouco depois de falecer.

Santo Antônio ficou conhecido como o santo que ajuda mulheres a encontrarem um marido por conta da ajuda que dava a moças humildes para conseguirem um dote e um enxoval para o casamento.

Palavra do Santo: “A esperança é a expectativa dos bens futuros... ao desesperado falta a coragem para progredir”.