Boa noite, Domingo 21 de Outubro de 2018
Saúde Coluna Social Classificados Sobre o Site Fale Conosco

Incêndio parque de MT destrói 10 mil hectares de vegetação

GC Notícias | 01/08/2018 10:37
(Foto: Sema-MT)

Incêndio iniciado há 11 dias em parque foi controlado

Um incêndio iniciado no dia 22 de julho no Parque Estadual Serra de Santa Bárbara, entre Pontes e Lacerda e Porto Espiridião, a 921 km e 801 km de Sinop, respectivamente, foi controlado nessa terça-feira (31). Nesse período, porém, o fogo consumiu 10 mil hectares do parque.

O incêndio foi controlado graças a uma força-tarefa formada por equipes do Corpo de Bombeiros, Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

De acordo com a Sema, o incêndio foi constatado durante sobrevoo feito pelo Batalhão de Emergencias Ambientais (BEA), que conseguiu identificar quatro linhas de fogo distintas, sendo duas descendo o paredão e duas no alto da serra.

Treze bombeiros militares e oito brigadistas do Ibama trabalharam para conter o incêndio e um sobrevoo realizado pelo Grupo de Aviação (GAV-BM), na manhã de terça-feira, constatou apenas um pequeno foco de incêndio, que passou a ser combatido pela equipe no local.

O grupo apoiou a equipe terrestre no combate com o uso de uma aeronave com capacidade de lançamento de 3 mil litros de água. Segundo a Sema, o local do incêndio é de difícil acesso devido ao relevo acidentado.

Estima-se que aproximadamente 10 mil hectares do parque foram queimados, o que equivale a 8% do parque.

 

Fonte: G1 MT