Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Mato Grosso

Incêndio parque de MT destrói 10 mil hectares de vegetação

Incêndio iniciado há 11 dias em parque foi controlado

Geral | 01 de Agosto de 2018 as 10h 37min
Fonte: G1 MT

| (Foto: Sema-MT)

Um incêndio iniciado no dia 22 de julho no Parque Estadual Serra de Santa Bárbara, entre Pontes e Lacerda e Porto Espiridião, a 921 km e 801 km de Sinop, respectivamente, foi controlado nessa terça-feira (31). Nesse período, porém, o fogo consumiu 10 mil hectares do parque.

O incêndio foi controlado graças a uma força-tarefa formada por equipes do Corpo de Bombeiros, Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

De acordo com a Sema, o incêndio foi constatado durante sobrevoo feito pelo Batalhão de Emergencias Ambientais (BEA), que conseguiu identificar quatro linhas de fogo distintas, sendo duas descendo o paredão e duas no alto da serra.

Treze bombeiros militares e oito brigadistas do Ibama trabalharam para conter o incêndio e um sobrevoo realizado pelo Grupo de Aviação (GAV-BM), na manhã de terça-feira, constatou apenas um pequeno foco de incêndio, que passou a ser combatido pela equipe no local.

O grupo apoiou a equipe terrestre no combate com o uso de uma aeronave com capacidade de lançamento de 3 mil litros de água. Segundo a Sema, o local do incêndio é de difícil acesso devido ao relevo acidentado.

Estima-se que aproximadamente 10 mil hectares do parque foram queimados, o que equivale a 8% do parque.