Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Epidemia

Infestação de mosquitos faz Fórum de Sinop suspender atividades

Expediente será encerrado na metade da tarde para dedetização

Geral | 22 de Janeiro de 2020 as 15h 36min
Fonte: Jamerson Miléski

Nessa sexta-feira (24), o expediente do Fórum da Comarca de Sinop irá encerrar mais cedo, às 15h. O poder judiciário terá seus trabalhos suspensos pelo mosquito transmissor da dengue.

A medida foi formalizada através da portaria 14/2020, assinada pelo juiz e diretor do Fórum de Sinop, Cleber Zeferino de Paula, na tarde de ontem, terça-feira (21). O magistrado decretou a suspensão do expediente para que a parte externa e interna da sede do poder judiciário fossem dedetizadas.

No documento o juiz cita o surto de dengue que acomete Sinop e a “quantidade de pernilongos que tem surgido nas dependências do fórum”. O centro de endemias da secretaria municipal de Saúde disponibilizou a sua equipe para fazer o combate aos mosquitos com o uso de inseticidas – dentro e no entorno do fórum. A data mais conveniente acabou sendo na sexta-feira, a partir das 15h. Por isso o magistrado decidiu suspender as atividades do poder judiciário local.

A portaria prorroga qualquer prazo processual que venceria na sexta-feira, protelando para o próximo dia útil. As medidas de urgência serão mantidas da forma de plantão.

Em 2019, foram notificados 2.458 casos de dengue em Sinop. Destes, 722 foram confirmados. O alto índice de casos da doença levou a Prefeitura de Sinop a criar uma sala de emergência para elaborar e colocar em prática ações que possam prevenir e combater a doença.

Entre as ações já estabelecidas está o aumento do número de equipes que atuam em ações de bloqueio em áreas prováveis de transmissão. Ações de conscientização da população também fazem parte do trabalho.

Hoje, dia 22 de janeiro, foi registrada a primeira suspeita de morte por dengue hemorrágica neste ano.