Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

Casa de força

Iniciada montagem da forma metálica da caixa semi-espiral da UHE Sinop

Geral | 04 de Julho de 2016 as 16h 10min
Fonte: Assessoria UHE Sinop

| Foto: Assessoria UHE Sinop

Neste segundo semestre de 2016 foi iniciada na casa de força a montagem da forma metálica da caixa semi-espiral da turbina da máquina 2 da UHE Sinop. Estrutura que é responsável por receber e canalizar o fluxo de água que é captado na tomada d’água (o local onde serão instaladas as comportas, turbinas e geradores), direcionando-o de forma eficiente em todo contorno das partes girantes da máquina para, assim, realizar a rotação do conjunto gerador para produção de energia elétrica.

Toda a estrutura metálica foi preparada, controlada e ajustada previamente no pátio da eletromecânica, onde ela foi dividida em diversos módulos para facilitar o transporte e a montagem na casa de força. A forma da caixa é fabricada em chapas de aço carbono com espessura de 12,5 milímetros e possui em sua estrutura externa uma série de ancoragens metálicas para travamento no concreto.

Ao todo, a caixa tem 26 metros na sua região de maior extensão e sua forma metálica pesa aproximadamente 190 toneladas. Após a montagem completa, ela terá uma porta de acesso para inspeção e manutenção interna, além de um ponto para drenagem de água na região inferior.

De acordo com o coordenador de Montagem Mecânica da CES, Angelo Silva, esta é a primeira forma metálica da caixa que está sendo montada. A UHE Sinop terá duas, sendo uma para cada unidade geradora. “Durante a montagem da forma metálica da caixa semi-espiral e com o avanço das concretagens, será montado o pré-distribuidor que é o elemento que recebe o fluxo de água da caixa semi-espiral e realiza a segunda distribuição, direcionando-o de forma linear até às pás diretrizes do distribuidor, que é um dos mecanismos móveis onde é realizada parte do controle de potência gerada na máquina”, complementa o coordenador.

A UHE Sinop terá duas turbinas do modelo Kaplan sendo que cada uma terá potência de 204 MW, as quais são consideradas as maiores do tipo Kaplan em fabricação e serão as maiores em potência unitária instaladas no Brasil. A geração de energia do Empreendimento atenderá 1,6 milhão de brasileiros, o equivalente a 50% da população de Mato Grosso.