Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

Energia quente

Inpasa Sinop começa geração de energia em fase de teste

Autorização para operação em teste iniciou nesta sexta-feira

Geral | 11 de Outubro de 2019 as 16h 40min
Fonte: Jamerson Miléski

MB Produções

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), expediu hoje, sexta-feira (11), a autorização para a Usina de Etanol da Inpasa iniciar a operação em teste da sua unidade geradora de energia elétrica. O Processo nº 48500.001118/2019-69, foi publicado no Diário Oficial da União.

A permissão para operar em teste faz parte do procedimento de validação da unidade geradora. Segundo o gerente da Inpasa Sinop, a empresa ainda aguarda a aprovação do EIA-RIMA (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental), para operar plenamente a unidade geradora. Esse aval precisa ser concedido pela Sema (Secretaria Estadual de Meio Ambiente).

A geração de energia elétrica é um dos “subprodutos” da usina da Inpasa instalada em Sinop. a planta industrial é a maior usina de etanol de milho em atividade no Brasil. Suas caldeiras tem capacidade para produzir 1,5 milhão litros de etanol hidratado e 1,4 milhão litros de etanol anidro por dia. O vapor resultante da destilação do álcool é utilizado para movimentar as turbinas e gerar energia elétrica. A usina da Inpasa tem capacidade instalada para gerar 42.300 kW (potência nominal). Essa usina termoelétrica é alimentada por pó de serra e cavaco de madeira.

Como parte da infraestrutura para comercializar essa energia elétrica excedente, a Inapsa precisa implantou um sistema de transmissão de interesse restrito da central geradora, constituído de uma subestação elevadora de 13,8/138 kV junto à usina, com um transformador de 30/37,5 MVA e uma linha de transmissão em 138 kV, em circuitos simplesm com 9 km de extensão, conectando-se à subestação localizada no Alto da Glória.

A Inpasa tem prazo de 36 meses para entrada em operação comercial da sua usina termoelétrica.