Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Menu

Capacitação

Inscrições abertas para oficina de reserva técnica museológica em Sinop

Participantes terão acesso a informações teóricas e práticas sobre organização do acervo não exposto nos museus

Geral | 18 de Julho de 2019 as 14h 22min
Fonte: A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) abriu inscrições gratuitas para a ofici

Foto: Divulgação Secel

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) abriu inscrições gratuitas para a oficina de Organização de Reserva Técnica museológica, que será realizada em Sinop, nos dias 20 e 21 de agosto. A capacitação oferecerá conhecimentos fundamentais sobre trato, manipulação, embalagem e armazenamento de objetos dos acervos não expostos nos museus.

“A Reserva Técnica é o patrimônio que geralmente é invisível para o público”, explica a gerente de equipamentos culturais da Secel, Fernanda Quixabeira. De acordo com a gerente, a organização adequada permite a preservação das peças do acervo, assegurando que as mesmas estejam em condições de serem expostas quando possível.

Para que o espaço destinado à reserva técnica esteja em condições adequadas é necessário respeitar as normas de conservação preventiva, como de adequação de mobiliários e de acondicionamentos, de localização dos itens, de controle do ambiente e de segurança.

As inscrições para a capacitação são gratuitas e podem ser feitas pela internet.

Durante a oficina, os participantes terão acesso à parte teórica das normas e também farão aulas práticas de manuseio de peças museológicas. “Apenas solicitamos que cada participante leve os materiais de proteção individual para uso na parte prática da oficina. Esses materiais estão listados no site de inscrição”, esclarece Fernanda Quixabeira.

A oficina faz parte das ações do convênio federal entre a Secel e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para implantação do Sistema Estadual de Museus de Mato Grosso (Sisem-MT). O convênio possibilitou, dentre outras ações, a contratação da Viés Museologia e Patrimônio, empresa especializada em assessoria de museus e centros culturais, para conduzir as capacitações.

Desde dezembro de 2018, a Secel vem promovendo atividades de qualificação profissional na área museológica e visitas técnicas por todo o Estado. Em Cuiabá já foram oferecidas as oficinas de Plano Museológico e de Reserva Técnica. Os cursos também foram levados a Rondonópolis e Barra do Garças.