Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

Operação Carne Fraca

JBS confirma suspensão de abate de bovinos em frigoríficos de MT

JBS confirma suspensão de abate de bovinos em frigoríficos de MT

Geral | 24 de Março de 2017 as 13h 51min
Fonte: G1 MT

A empresa JBS S/A confirmou nesta quinta-feira (23) que suspendeu por três dias os abates em dez plantas frigoríficas que funcionam em Mato Grosso, após a Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal, na semana passada. Ao todo, a empresa é responsável por 11 frigoríficos. Os abates devem continuar apenas no município de Diamantino, 209 km de Cuiabá.

Segundo a JBS S/A, o abate deve ser retomado na próxima semana. No entanto, a empresa prevê uma redução de 35% da capacidade produtiva. No Brasil, a produção de carne nos frigoríficos da empresa foi suspensa em 33 das 36 unidades. Em Mato Grosso, são abatidas diariamente 20 mil cabeças de gado.

As medidas, segundo a JBS S/A, visam ajustar a produção até que haja uma definição sobre os embargos impostos pelos países compradores de carne brasileira.

Os abates em alguns frigoríficos já haviam sido suspensos. Em Araputanga e Pontes e Lacerda, a 371 e 483 km de Cuiabá, respectivamente, por exemplo, o abate está suspenso desde a terça-feira (21), segundo o deputado Wancley Carvalho, que tem essa região como base eleitoral.

Na quarta-feira (22), o diretor da Associação de Criadores de Gado de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari, afirmou que o produtor deve sentir de imediato o impacto das suspensões.

"O produtor já se programa. Pensa, vou abater tal dia e receber tal dia, tudo isso é programado e, quando acontece algo assim, quebra a estrutura do negócio, então não sabe como vai honrar o seu compromisso, onde abater os animais", explicou Vacari. Segundo ele, os produtores ficarão três dias sem saber onde irão abater o gado.

Na avaliação do diretor da entidade, o momento requer precaução, cautela, até a normalização do mercado, tanto para a indústria quanto para o produtor. "O que a Acrimat não vai admitir é que as empresas aproveitem esse momento de insegurança para tirar proveito econômico", declarou.