Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Carne Fraca

JBS retoma abate em MT com 35% da capacidade após suspensão de 3 dias

Empresa havia suspendido atividade em 10 dos 11 frigoríficos do estado

Geral | 28 de Março de 2017 as 10h 03min
Fonte: André Jablonski

Abates foram retomados em frigoríficos após suspensão de três dias |

Os abates de bovinos nas plantas frigoríficas da empresa JBS S/A que funcionam em Mato Grosso foram retomados nesta segunda-feira (27) após suspensão de três dias nas atividades. O anúncio havia sido feito pela própria empresa, após os desdobramentos da Operação Carne Fraca. Das 11 plantas da empresa no estado, apenas o frigorífico de Diamantino, a 209 km de Cuiabá, continuou operando durante a suspensão.

Apesar da retomada dos abates, no entanto, a capacidade operacional dos frigoríficos foi reduzida a 35%. Em Mato Grosso, normalmente, são abatidas 20 mil cabeças de gado por dia. A medida, segundo a JBS S/A, visa ajustar a produção até que haja uma definição sobre os embargos impostos pelos países compradores de carne brasileira. No Brasil, o abate tinha sido suspenso em 33 das 36 unidades da JBS S/A.

No sábado (25), o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, afirmou que todas as mercadorias enviadas à China pelos frigoríficos investigados na operação deverão retornar ao Brasil ou serem enviadas para outros mercados.

A China não quer mercadoria dos 21 [frigoríficos investigados], eles estão fora. Está liberado para o restante. Então, as mercadorias que estão na China, desses frigoríficos, deverão retornar, e o que está nos navios deverão retornar ao Brasil ou serão redirecionados a outros mercados que as empresas conseguiram”, afirmou.

Em Cuiabá, a venda de carnes em açougues não foi afetada pela operação, conforme os açougueiros.  O levantamento aponta que os proprietários dos estabelecimentos afirmaram que a demanda pelo produto se manteve estável. Eles relataram, no entanto, que a preocupação do consumidor com a origem do produto aumentou.