Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Mato Grosso

Juiz manda prender ex-comandante da PM de MT e cabo por grampos clandestinos

Prisões foram determinadas nesta terça-feira (23) pelo juiz Marcos Faleiros, da 11ª Vara Especializa

Geral | 23 de Maio de 2017 as 16h 17min
Fonte: G1 MT

Comandante da Polícia Militar de Mato Grosso em 2015, coronel Zaqueu Barbosa | (Foto: Gcom-MT)

O juiz Marcos Faleiros, da 11ª Vara Especializada da Justiça Militar de Mato Grosso, determinou nesta terça-feira (23) a prisão do ex-comandante da Polícia Militar, Zaqueu Barbosa, e do cabo da PM Gerson Luiz Ferreira, que atualmente está lotado na Casa Militar de Mato Grosso. Zaqueu ocupava a função no período em que um esquema de interceptações clandestinas funcionou no Núcleo de Inteligência da PM, que veio à tona há pouco mais de uma semana com uma reportagem do Fantástico.

Ainda não há confirmação se os mandados de prisão foram cumpridos. Após a prisão, porém, o cabo e o ex-comandante da PM devem passar por exame no Instituo Médico Legal (IML) e, em seguida, por audiência de custódia.

O cabo Gerson Luiz foi quem pediu à Justiça autorização para grampear telefones de políticos, jornalistas, médicos, entre outras pessoas que não tinham relação com uma investigação sobre tráfico de drogas na fronteira, que seria a justificativa usada para as interceptações.

O esquema vigorou entre outubro de 2014 e agosto de 2015. Na época, Gerson estava cedido ao Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco).

Zaqueu assumiu o Comando Geral da PM em janeiro de 2015, início da gestão Pedro Taques (PSDB), e pediu a exoneração do cargo exatamente um ano depois.

A própria Corregedoria Geral da PM admitiu, em nota emitida nesta segunda-feira (22), que as interceptações só podem ser requeridas por oficiais da corporação dentro de inquéritos que estejam atuando. E, nesse caso, quem solicitou foi um cabo, que não atuava na investigação. Ainda segundo a corregedoria, os policiais que teriam participado desse esquema são alvos de um inquérito militar.

Segundo o juiz, as prisões preventivas foram decretadas pois eles poderiam atrapalhar as investigações, inclusive destruindo provas. "Importante salientar que o CB Gerson continua trabalhando na Casa Militar, e tem acesso ao software e hardware de interceptação militar, o que facilita ingressar no sistema para consumir, apagar e/ou destruir provas/indícios de crime", diz trecho da decisão.