Corrupção
Juíza condena deputado e frigorífico por fraude em inspeção sanitária
Frigorífico era responsável por pagamento de fiscais da prefeitura em MT
Geral | 25 de Janeiro de 2017 as 09h 39min
Fonte: G1 MT

O deputado estadual Saturnino Masson (PSDB), um frigorífico e dois ex-servidores da Prefeitura de Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, foram condenados por fraude no pagamento de servidores responsáveis pelas fiscalizações na empresa, entre julho de 2006 e 2012, período em que o parlamentar era prefeito do município. A decisão da Quarta Vara Cível daquele muncípio foi dada no dia 19 de dezembro de 2016 e divulgada nesta terça-feira (24).
De acordo com o Ministério Público Estadual (MPE), a fraude envolvia servidores que atuavam no serviço de inspeção na empresa inspecionada.
As investigações constataram que o frigorífico custeava a folha de pagamento dos agentes fiscais de inspeção contratados pela administração municipal de Tangará da Serra. Em seis anos, a fraude teria movimentado R$ 7 milhões, com valores correspondentes às folhas de pagamentos dos fiscais.
“O município fez um Termo de Cooperação Técnica com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento para atender as exigências internacionais na inspeção sanitária de carnes destinadas a exportação. No entanto, fraudulentamente, quem custeava os servidores municipais de inspeção era empresa [frigorífico]”, diz trecho da decisão.
A fraude teria começado quando uma normativa foi criada para estabelecer que as inspeções sanitárias e industriais poderiam ser feitas apenas por servidores oficiais. Naquela época, conforme o MPE, o frigorífico e a gestão se uniram, de forma fraudulenta, para obter a autorização sanitária.
“Assim, a própria fiscalizada é quem realizaria os pagamentos dos agentes de fiscalização, fato que contamina o ato administrativo, violando descaradamente os atos da administração pública, faltando com os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade”, afirmou a magistrada.
Ainda em 2012, após tomar conhecimento da fraude, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento realizou auditoria no frigorífico e determinou a rescisão do acordo entre a empresa e a prefeitura.
“Nesse contexto, o ex-prefeito Saturnino Masson mesmo não sendo o autor intelectual originário do ato improbo, também não o denunciou, pelo contrário, manteve durante todo o tempo em que se manteve no cargo eletivo, inclusive vindicando modificações na Lei Municipal no que tangia aos salários dos agentes”, finalizou a juíza.
Notícias dos Poderes
Estudante de medicina de MT é encontrada morta em Vilhena; corpo será levado para VG
16 de Agosto de 2025 as 19h35Bombeiros aplicaram R$ 25 milhões em multas e fizeram 5 prisões por uso irregular do fogo
As penalidades são parte da política de Tolerância Zero contra crimes ambientais, implementada pelo Governo de MT
16 de Agosto de 2025 as 12h11Homem morre atropelado pela própria esposa após mulher confundir os pedais do carro
Acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira (15), na Rua Monte Belo, no bairro Industrial São Luiz, em Contagem, na Grande BH
15 de Agosto de 2025 as 15h05SES apura se empresas contratadas fizeram exames com Bioseg: 'exigiremos que todos eles sejam refeitos'
Laboratório foi interditado após operação Contraprova, da Polícia Civil
15 de Agosto de 2025 as 13h58Eletrobras inicia rebaixamento controlado do nível do reservatório da UHE Colíder
Classificação de segurança da usina, adquirida da Copel em 30 de maio de 2025, passou de “atenção” para “alerta”
15 de Agosto de 2025 as 11h07Menino de 3 anos morre afogado em piscina de residência no interior de MT
15 de Agosto de 2025 as 09h55Saiba quem são os empresários alvos de operação; um foi preso
Laboratório foi alvo de operação nesta sexta-feira pela suspeita de falsificar resultados de exames
15 de Agosto de 2025 as 09h51