Corrupção
Juíza condena deputado e frigorífico por fraude em inspeção sanitária
Frigorífico era responsável por pagamento de fiscais da prefeitura em MT
Geral | 25 de Janeiro de 2017 as 09h 39min
Fonte: G1 MT

O deputado estadual Saturnino Masson (PSDB), um frigorífico e dois ex-servidores da Prefeitura de Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, foram condenados por fraude no pagamento de servidores responsáveis pelas fiscalizações na empresa, entre julho de 2006 e 2012, período em que o parlamentar era prefeito do município. A decisão da Quarta Vara Cível daquele muncípio foi dada no dia 19 de dezembro de 2016 e divulgada nesta terça-feira (24).
De acordo com o Ministério Público Estadual (MPE), a fraude envolvia servidores que atuavam no serviço de inspeção na empresa inspecionada.
As investigações constataram que o frigorífico custeava a folha de pagamento dos agentes fiscais de inspeção contratados pela administração municipal de Tangará da Serra. Em seis anos, a fraude teria movimentado R$ 7 milhões, com valores correspondentes às folhas de pagamentos dos fiscais.
“O município fez um Termo de Cooperação Técnica com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento para atender as exigências internacionais na inspeção sanitária de carnes destinadas a exportação. No entanto, fraudulentamente, quem custeava os servidores municipais de inspeção era empresa [frigorífico]”, diz trecho da decisão.
A fraude teria começado quando uma normativa foi criada para estabelecer que as inspeções sanitárias e industriais poderiam ser feitas apenas por servidores oficiais. Naquela época, conforme o MPE, o frigorífico e a gestão se uniram, de forma fraudulenta, para obter a autorização sanitária.
“Assim, a própria fiscalizada é quem realizaria os pagamentos dos agentes de fiscalização, fato que contamina o ato administrativo, violando descaradamente os atos da administração pública, faltando com os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade”, afirmou a magistrada.
Ainda em 2012, após tomar conhecimento da fraude, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento realizou auditoria no frigorífico e determinou a rescisão do acordo entre a empresa e a prefeitura.
“Nesse contexto, o ex-prefeito Saturnino Masson mesmo não sendo o autor intelectual originário do ato improbo, também não o denunciou, pelo contrário, manteve durante todo o tempo em que se manteve no cargo eletivo, inclusive vindicando modificações na Lei Municipal no que tangia aos salários dos agentes”, finalizou a juíza.
Notícias dos Poderes
Governo de MT prorroga até 2028 benefício fiscal que isenta IPVA de veículos novos
Isenção é concedida para compras realizadas em concessionárias do estado
16 de Outubro de 2025 as 15h19Homem atacado por onça no Pantanal tem alta após cirurgia delicada para retirar garras de felino da perna
Flávio Ricardo do Espírito Santo, de 28 anos, estava internado na Santa Casa de Campo Grande desde o último dia 4
16 de Outubro de 2025 as 11h18Homem despenca de 90 metros de altura com picape, que fica toda destruída, mas ele escapa com ferimentos leves
Motorista derrapou em estrda estreita considerada uma das estradas mais perigosas dos EUA
16 de Outubro de 2025 as 10h41Prefeitura de Sinop passa a oferecer inscrição no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF)
16 de Outubro de 2025 as 10h12Mulher recebe R$ 75 mil após fazer quimioterapia sem ter câncer
Decisão foi tomada pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina
16 de Outubro de 2025 as 05h59Carreta com carga de soja pega fogo e interdita BR-364
Motorista não se feriu
16 de Outubro de 2025 as 05h57Morre motorista que dirigia caminhonete atingida por trem
Esposa também ficou ferida
16 de Outubro de 2025 as 05h54