Corrupção
Juíza condena deputado e frigorífico por fraude em inspeção sanitária
Frigorífico era responsável por pagamento de fiscais da prefeitura em MT
Geral | 25 de Janeiro de 2017 as 09h 39min
Fonte: G1 MT

O deputado estadual Saturnino Masson (PSDB), um frigorífico e dois ex-servidores da Prefeitura de Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, foram condenados por fraude no pagamento de servidores responsáveis pelas fiscalizações na empresa, entre julho de 2006 e 2012, período em que o parlamentar era prefeito do município. A decisão da Quarta Vara Cível daquele muncípio foi dada no dia 19 de dezembro de 2016 e divulgada nesta terça-feira (24).
De acordo com o Ministério Público Estadual (MPE), a fraude envolvia servidores que atuavam no serviço de inspeção na empresa inspecionada.
As investigações constataram que o frigorífico custeava a folha de pagamento dos agentes fiscais de inspeção contratados pela administração municipal de Tangará da Serra. Em seis anos, a fraude teria movimentado R$ 7 milhões, com valores correspondentes às folhas de pagamentos dos fiscais.
“O município fez um Termo de Cooperação Técnica com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento para atender as exigências internacionais na inspeção sanitária de carnes destinadas a exportação. No entanto, fraudulentamente, quem custeava os servidores municipais de inspeção era empresa [frigorífico]”, diz trecho da decisão.
A fraude teria começado quando uma normativa foi criada para estabelecer que as inspeções sanitárias e industriais poderiam ser feitas apenas por servidores oficiais. Naquela época, conforme o MPE, o frigorífico e a gestão se uniram, de forma fraudulenta, para obter a autorização sanitária.
“Assim, a própria fiscalizada é quem realizaria os pagamentos dos agentes de fiscalização, fato que contamina o ato administrativo, violando descaradamente os atos da administração pública, faltando com os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade”, afirmou a magistrada.
Ainda em 2012, após tomar conhecimento da fraude, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento realizou auditoria no frigorífico e determinou a rescisão do acordo entre a empresa e a prefeitura.
“Nesse contexto, o ex-prefeito Saturnino Masson mesmo não sendo o autor intelectual originário do ato improbo, também não o denunciou, pelo contrário, manteve durante todo o tempo em que se manteve no cargo eletivo, inclusive vindicando modificações na Lei Municipal no que tangia aos salários dos agentes”, finalizou a juíza.
Notícias dos Poderes
Homem ganha prêmio milionário na loteria após encontrar bilhete esquecido no balcão de um posto
'Havia um bilhete do Blazing Suits separado no balcão que outra pessoa havia decidido não comprar', ele contou
02 de Dezembro de 2025 as 21h27Autoescolas de MT acionam STF contra novas regras da CNH e apontam 'politicagem' no Contran
Categoria acusa o Ministério dos Transportes de usar mudanças na CNH para fins eleitorais
02 de Dezembro de 2025 as 20h57Homem morde sucuri depois de ser atacado pela cobra
Animal morreu
02 de Dezembro de 2025 as 18h48Treze produtores correm risco de perder fazendas por manobra de advogado em MT
Fazendeiros alegam que não são parte de ação em litígio de 5 mil hectares
02 de Dezembro de 2025 as 15h18TCE fará mesa técnica para revisar valores de obras de pavimentação em Mato Grosso
02 de Dezembro de 2025 as 15h15Trânsito na região da Praça da Bíblia é alterado em razão do Natal dos Sonhos
02 de Dezembro de 2025 as 14h57Com 407 mil passageiros Aeroporto de Sinop supera movimentação de 2024
Desempenho supera o fluxo do mesmo período do ano passado em 60 mil passageiros e representa crescimento de 17,4% na movimentação do Aeroporto Presidente João Batista Figueiredo
02 de Dezembro de 2025 as 11h40Saiba o que muda para tirar a CNH com as novas regras do Contran
Medida retira a obrigatoriedade de passar por uma autoescola
02 de Dezembro de 2025 as 11h39