Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Laboratório da UFMT inicia testes para covid-19

Geral | 21 de Maio de 2020 as 16h 24min

Iniciaram nesta quarta-feira (20) os testes para covid-19 no laboratório de virologia Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), câmpus de Sinop. A previsão é que sejam analisadas 20 amostras por dia, atendendo a 15 municípios da região. Este é o único laboratório da cidade habilitado para realizar o teste molecular. Os resultados ficam prontos em até três dias. 


Todos os testes realizados na UFMT serão enviados diretamente pela Secretaria Municipal da Saúde, ou seja, não haverá coleta de amostras na Instituição.
De acordo com o professor Guilherme Emerick, Diretor do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), a iniciativa permite um melhor dimensionamento da pandemia na região, fornecendo para as autoridades locais o embasamento científico necessário para a tomada de decisões. "Também seremos capazes de direcionar melhor os cuidados com pacientes, tratamentos, definir um prognóstico, antecipar o curso da doença e adotar medidas para controlar e prevenir a sua progressão", explicou.


Os profissionais que realizarão os testes são docentes e técnicos-administrativos do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) e médicos veterinários do Programa de Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária. O laboratório utiliza equipamentos próprios e também equipamentos novos e insumos adquiridos com a parceria da Sinop Energia e do Rotary Club de Sinop.


Os municípios atendidos são: Sinop, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutim, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sorriso, Tapurah, União do Sul, Vera e Itauba.