Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Análise de solos

Laboratório da Unemat/Alta Floresta conquista selo de qualidade da Embrapa

Geral | 11 de Maio de 2016 as 11h 26min
Fonte: Hemilia Maia

| Foto: Divulgação

O Laboratório de Análises de Solo, Adubo e Foliar (Lasaf) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Câmpus de Alta Floresta, recebeu este mês o selo de qualidade do Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). 

Após passar por um ano de avaliação o Lasaf teve sua aprovação e credenciamento junto ao PAQLF coordenado pela Embrapa Solos. “É importante ressaltar que em 2015, dos 141 laboratórios que participaram desta avaliação apenas 84 foram credenciados, incluindo o LASAF” comemorou o professor Gustavo Caione, doutor em Agronomia e coordenador do Laboratório. Segundo o coordenador nestes programas os laboratórios são avaliados e comparados uns com os outros e os que demonstram melhor desempenho são considerados laboratórios de excelência e habilitados a utilizar o Selo de Qualidade do PAQLF.

Os programas de controle de qualidade para laboratórios de fertilidade vieram de encontro com a necessidade de obter resultados confiáveis junto aos laboratórios de fertilidade onde são analisadas amostras de solo. “É de extrema importância que os agricultores e os pesquisadores sempre tenham resultados confiáveis dos laboratórios de fertilidade, nos quais analisam suas amostras de solo” afirma Caione que citou a prática de alguns agricultores em enviar a mesma amostra de solo a dois ou mais laboratórios para o confronto de resultados. 

Caione acredita que o selo de qualidade PAQLF foi resultado de investimentos na capacitação dos servidores da Universidade e na contratação de recursos humanos com elevada qualificação técnica, “especificamente na área de solos”, concluiu.