Boa tarde, Quinta Feira 16 de Julho de 2020

Geral

Lançada licitação para implantar ala de Radioterapia em Sinop

Ministério da Saúde vai aportar R$ 7,2 milhões para construção e compra de equipamentos

Avanço | 13 de Fevereiro de 2020 as 11h 01min
Fonte: Jamerson Miléski

O Ministério da Saúde publicou nesta quarta-feira (12), o edital de licitação para construção da ala de radioterapia na cidade de Sinop. As propostas para execução da obra serão abertas no dia 18 de março. A estrutura que irá atender pacientes com câncer está orçada em R$ 7,2 milhões.

A licitação foi lançada na modalidade RDC (Regime Diferenciado de Contratação), que costuma ser mais ágil. O processo leva a numeração 05/2020. Segundo o Ministério da Saúde, a unidade de Sinop é uma das 80 soluções de radioterapia que serão implantadas em todo país.

A ala será construída em anexo ao Hospital Santo Antônio – de propriedade de uma fundação filantrópica do município que já realiza quimioterapia. O complexo para tratamento com radioterapia terá 948,5 metros quadrados de edificação. É basicamente uma estrutura hospital, com alguns setores preparados especificamente para o tratamento do câncer com radiação.

Um desses equipamentos que estarão instalados na unidade é o acelerador linear. Trata-se de uma máquina que acelera elétrons que são colididos contra um metal pesado, produzindo assim Raio-X. Esses feixes de raios são usados para destruir as células tumorais – que não se recuperam após o tratamento.

O prazo do Ministério da Saúde para construção da ala de radioterapia é de 9 meses – a partir da ordem de serviço. A estrutura será entregue para a Fundação de Saúde Comunitária de Sinop (Hospital Santo Antônio), que ficará encarregado da gestão da unidade, através do SUS (Sistema Único de Saúde).