Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Limpeza de terreno mal feita obstrui drenagem da rua

Terra foi jogada na sarjeta fazendo com que água e lodo se acumule na frente das casas

Geral | 09 de Novembro de 2018 as 15h 40min
Fonte: Redação

| Foto: GC Notícias

A lei municipal 1321/2010, determina que todo proprietário de terreno não edificado em Sinop é obrigado a mantê-lo capinado, em perfeito estado de limpeza ou com vegetação a altura de no máximo 25 cm. O dono do imóvel é responsável por protegê-lo para que não seja usado como depósito de lixo, detritos ou resíduos de qualquer natureza. Quem não mantém seu terreno limpo pode ser multado em R$ 1,31 por metro quadrado do imóvel.

O problema é quando essa limpeza é mal feita. Na Rua das Tamareiras, no Jardim Maringá 2 – um dos bairros mais nobres da cidade – a limpeza de um lote baldio acabou tornando a vida dos vizinhos pior.

O imóvel em questão fica na Avenida dos Iguás, esquina com Tamareiras. São dois imóveis, um deles da Colonizadora Sinop, empresa que fundou a cidade, ainda é uma das maiores detentoras de imóveis do município e dona de boa parte dos imóveis baldios localizados na área central da cidade. Para seguir a lei e manter seus terrenos limpos, a Colonizadora tem uma equipe própria de limpeza. Há pouco mais de duas semanas essa equipe esteve nesse terreno de esquina, fazendo a limpeza. O mato foi embora, mas ficou para trás um problema ainda pior para os moradores.

Ao fazer a limpeza mecanizada, a equipe da Colonizadora cumpriu a lei. No entanto, uma grande quantia de terra e do mato derrubado foi lançada sobre a sarjeta, entre o meio-fio e o asfalto. Isso fez com que a drenagem da rua ficasse comprometida.

Como a água das chuvas não consegue escoar completamente até o bueiro e a vala central na Avenida dos Ingás, ela acaba se acumulando em frente das demais residências. O GC Notícias esteve na terça-feira, na quinta-feira e hoje, sexta-feira (9), no local. Durante todos esses dias havia água empossada, muito lodo e a presença de larvas de insetos.

Pelo menos 4 residências vizinhas ao lote da Colonizadora estão com essa água parada em frente de casa. Um dos moradores disse que chegou a ligar para a equipe de limpeza da Colonizadora, que se comprometeu a voltar no terreno e corrigir o serviço. Nada foi feito.

Essa situação que envolve a principal loteadora da cidade parece particular, mas na verdade ilustra, pelo mau exemplo, um problema comum em Sinop. A maioria dos proprietários de terrenos baldios utilizam de mecanização para fazer a limpeza. Acabam ficando dentro da lei, mas sujando a via pública, comprometendo a drenagem, a frente de outras residências e o tráfego de pedestres.

http://gcnoticias.com.br/fotos/mega_noticias_fotos/10453/full/14154.jpg

A multa para terrenos urbanos sem manutenção é de 0,50 U.R por m² e de 500 U.R por há para terrenos em área de expansão. A Unidade de Referência (U.R) esta fixada em R$ 1.62 reais.

Em uma segunda etapa, caso os terrenos sejam limpos pela Prefeitura, o proprietário deverá pagar cerca de 200 U.R por caçamba de lixo retirado do local, entre outras taxas.