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Pacote fechado

Lixo de Sinop terá licitação única

Prefeito diz que contratação irá englobar a coleta e a destinação dos resíduos

Geral | 08 de Outubro de 2015 as 17h 02min
Fonte: Jamerson Miléski

O prefeito de Sinop, Juarez Costa (PMDB), explicou os motivos que fizeram a administração prorrogar o contrato para a coleta do lixo urbano do município por mais 45 dias. Conforme o gestor, a intenção é extinguir o contrato que está em vigor desde 2012 e unificar todos os serviços relacionados ao lixo sob a gestão de uma empresa só. “Como a licitação para a destinação do lixo foi cancelada pela justiça, lançaremos uma nova licitação para a contratação de um aterro sanitário e nela estará incluída também o serviço de coleta”, ressaltou o prefeito.

O contrato em questão é o que a prefeitura detém com a Newcon Construções e Terceirizações, firmado em 2012, quando uma nova licitação para a coleta do lixo urbano foi feita. Mas antes disso, desde o ano de 2006, a empresa já presta o serviço. A renovação do contrato foi no dia que a licitação para a destinação foi cancelada e um dia antes da determinação do fechamento do Lixão Municipal, no dia 1º de outubro.

Com a prorrogação, a Newcon prestará o serviço até o dia 14 de novembro. Nesse intervalo de tempo Juarez espera lançar a licitação, concluir o processo e contratar a empresa que fará a coleta do lixo nas casas, a aglomeração em uma unidade de transbordo, o transporte e enfim a destinação correta em um aterro sanitário legalizado.

Juarez ainda pode prorrogar por mais 45 dias o contrato com a Newcon, caso não consiga resolver a situação dentro do prazo. Mas precisa concluir a contratação até dezembro. É quando encerra o novo prazo estabelecido pela justiça para embargar o lixão. A prefeitura tem, ao todo, 54 dias, contados a partir de hoje, para corrigir de uma vez o problema do lixo urbano. Dia 1º de dezembro Sinop deve estar com sua consciência ambiental limpa – pelo menos no que se refere aos resíduos sólidos.

A nova licitação será na modalidade de concorrência pública, conforme orientou o poder judiciário. Estima-se que tenha um valor de R$ 10,5 milhões por ano, custo que será rateado entre os munícipes através da Taxa do Lixo – implantada em dezembro de 2012 que começará a ser cobrada assim que o lixo for destinado para um aterro legalizado.