Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Macaco morto no Parque Florestal não foi por febre amarela

Exames preliminares mostram que a causa do óbito foi trauma

Geral | 31 de Março de 2017 as 16h 32min
Fonte: Jamerson Miléski

Um alerta de febre amarela foi lançado sobre a cidade de Sinop após o registro da morte de um macaco, da espécie Prego (Sapajus libidinosus), nas imediações do Parque Florestal. O animal é um hospedeiro natural da doença e toda a morte de primatas é investigada para conter uma possível epidemia. “Os macacos são um indicador da febre amarela. Quando um animal desses morre, o protocolo de saúde determina que seja apurada a causa, para saber se o vírus da febre amarela está em circulação, podendo ser transmitido para os seres humanos”, explicou o secretário de Saúde de Sinop, Manoelito Rodrigues.

A equipe de zoonose do município foi até o local e recolheu o macaco morto. O animal foi levado até o laboratório de veterinária da UFMT Sinop (Universidade Federal de Mato Grosso), onde passou por uma autopsia. Os médicos veterinários que avaliaram o animal detectaram fraturas de crânio e baço, possíveis causas da morte. “As vísceras estavam aparentemente sadias, o que, combinado às lesões encontradas, leva a crer que a causa da morte tenha sido trauma”, informou o secretário de Saúde.

As lesões indicam um trauma leve, mais compatível com um espancamento do que com um atropelamento. As vísceras foram recolhidas e encaminhadas para o laboratório central de Cuiabá, que submeterá os testes para identificar ou descartar a presença do vírus da Febre Amarela. O resultado deve ser expedido em 45 dias. “É uma medida de precaução. A princípio não há motivos para um alerta de febre amarela em Sinop”, ressaltou Manoelito.

Segundo o secretário, os estoques de vacina para a febre amarela na rede pública estão regulares, proporcionais a demanda do município. A secretaria já fez a solicitação de mais 10 mil doses do antígeno para reforçar os estoques.

O Parque Florestal de Sinop é uma área de conservação permanente localizada na área urbana do município, que reúne um vasto número de animais, com pelo menos 3 espécies de macacos que interagem com o ser humano. O local é bastante visitado por turistas e moradores.