Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Potencial

Madeira nativa terá crédito especial anunciado em Sinop, nesta quarta

Instituição financeira reconhece potencial econômico do setor e vem a Sinop apresentar linhas de crédito para setor de base florestal

Geral | 18 de Março de 2019 as 09h 51min
Fonte: Cristiane Oliveira - Assessoria

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira, 20, mais de 80 empresários do setor de base florestal participam do evento “Financiamento da Cadeia Produtiva do Manejo Florestal Madeireiro Sustentável”, no Pavilhão Nereu Pasini, momento em que o Banco do Brasil divulgará a abertura de linhas de créditos direcionadas, especificamente, para o setor florestal.

Sobre a importância do segmento, a representante do Banco do Brasil, Ana Borro, destaca: "Segundo estudo do Programa Água Brasil - PAB, embora o Brasil seja um País com clara vocação florestal (54% do território), o setor florestal ainda é relativamente pouco atendido por incentivos políticos e econômicos se comparado, por exemplo, ao setor agropecuário. O manejo florestal madeireiro sustentável tem o potencial de contribuir economicamente para o desenvolvimento regional e do País, bem como de atribuir valor a floresta em pé, evitando que a mesma seja convertida para outros usos em proporções além dos permitidos pelo Código Florestal."

A iniciativa conta com a parceria do Banco do Brasil, Instituto WWF, Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) e Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeiras do Estado de Mato Grosso (CIPEM) e apresentará alternativas para o crédito para financiar e custear atividades florestais, sendo este um dos principais instrumentos para a promoção do uso sustentável da floresta, a partir das 19h, no Pavilhão Nereu Pasini, anexo ao Sindusmad.

 

Passivo na produção

O alto custo das operações industriais madeireiras estão no pequeno rol de atividades que não têm acesso ao crédito. Dentre as grandes demandas destaca-se a necessidade de fomento para o manejo florestal, a recuperação da vegetação nativa em áreas de preservação permanente (APP) e Reserva Legal, aquisição de equipamentos, beneficiamento de produtos florestais, bem como a comercialização e capital de giro.