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Pesquisa GC

Maioria dos sinopenses considera os serviços públicos ruins

Para 55,6% dos entrevistados, os serviços públicos são ruis ou péssimos. Saúde tem a pior reprovação

Geral | 22 de Maio de 2019 as 11h 37min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: GC Notícias

Mais da metade da população está insatisfeita com a qualidade dos serviços públicos prestados no município de Sinop. O descontentamento da maioria é um dos dados revelados pela pesquisa realizada pelo site GC Notícias em parceria com a Ética Instituto de Pesquisas.

O grupo de pesquisadores foi a campo no começo de maio ouvindo 434 moradores de Sinop. Um dos assuntos abordados pela pesquisa foi a qualidade dos serviços públicos, sejam de responsabilidade do Estado, da prefeitura ou do Governo Federal.

Para 35,3% dos sinopenses ouvidos, os serviços públicos são “Ruins”. Uma parcela de 20,3% classificou os serviços como “Péssimos” – o que totaliza 55,6% de avaliação negativa. Apenas 3,5% preferiram não emitir opinião.

Em contraponto, 41% aprova os serviços públicos prestados na cidade. Para 38,7%, o que o poder público oferta é “Bom”. Apenas 2,3% classificaram os serviços como sendo “Ótimos”.

Em uma segunda pergunta, o GC Notícias/Ética Pesquisas, questionou quais serviços públicos são “ruins” em Sinop. A resposta mais comum foi “Saúde”. Para 50,1% dos entrevistados, a saúde é o pior serviço público do município.

O percentual de pessoas que não opinaram foi de 9,2%. A segunda maior queixa da população é o asfalto – porém com um índice muito menor do que já foi no passado. Para 7,9% a pavimentação (ou ausência dela), é o pior serviço público prestado no município. O assunto vem interligado com o terceiro ponto de maior queixa: “manutenção das ruas” – 7,4% dos entrevistados reclamaram desse setor. A Educação vem em 4º lugar como setor pior avaliado, com 6,3% de reprovação.

A pesquisa registrou ainda que, para 5% dos entrevistados, “Nenhum” dos serviços públicos em Sinop é Ruim – 4,6% dos entrevistados eram funcionários públicos. Segurança Pública, que já foi uma das maiores demandas da cidade, aparece com 4,8% de insatisfeitos.

A relação dos serviços públicos mal avaliados segue com Coleta de Lixo (3,9%), Iluminação Pública (2%), Geração de Empregos (1,4%), Assistência Social (1,1%), Acesso a Informação (0,4%), Moaradia (0,4%), e Esporte (0,2%).

A pesquisa foi realizada na modalidade espontânea, em que o entrevistado é livre para responder, sem questões pré-definidas. A técnica utilizada pelo Instituto Ética foi “survey”, com questionário estruturado e campo amostral baseado nos dados do IBGE, de forma que os entrevistados reproduzam uma “amostra” condizente com a população de Sinop.

A pesquisa realizada pelo GC Notícias conta com 29 perguntas, incluindo a avaliação da gestão da prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PR), do governador do Estado, Mauro Mendes (DEM), dos vereadores, secretários municipais e deputados estaduais.

A margem de erro da pesquisa é de 5,5%. O intervalo de confiança é de 95%.

Ao longo da semana esses resultados serão divulgados em reportagens com a #Pesquisa GC.