Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

Mato Grosso

Mais de 200 mil crianças devem se vacinar contra poliomielite e sarampo em MT

Campanha começa no dia 6 de agosto e segue até o dia 31 de agosto.

Geral | 31 de Julho de 2018 as 16h 04min
Fonte: G1 MT

Campanha quer vacinar mais de 200 mil crianças em Mato Grosso | (Foto: Secom-JP/Divulgação)

A partir do dia 6 de agosto, crianças entre 1 e 5 anos podem ir ao posto de saúde receber vacina contra a poliomielite e o sarampo mesmo se já tomaram o imunizante anteriormente (desde que não nos últimos 30 dias). Ao todo, 202.216 mil crianças devem receber a vacina em Mato Grosso.

A campanha vai até o dia 31 de agosto. No dia 18 de agosto, acontecerá o Dia D de mobilização, quando os mais de 36 mil postos de vacinação no país estarão abertos ofertando as vacinas.

Segundo o Ministério da Saúde, 11,2 milhões de crianças devem ser vacinadas no país. A meta é chegar a pelo menos 95% delas.

Em Mato Grosso, de acordo com o governo, sete casos de sarampo são investigados, mas nenhum foi confirmado até o momento.

O Brasil tem 822 casos confirmados de sarampo em 2018. Roraima e Amazonas são os estados mais atingidos pelo surto.

Não há novos casos de poliomielite no Brasil. No entanto, os casos da doença aumentaram em outros países, como alertou a Organização Mundial da Saúde.

Quem deve ser vacinado?

Contra a poliomelite: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou. Em casos de nenhuma dose, será aplicada a Vacina Inativada Poliomielite. Em caso de uma ou mais doses, será aplicada a Vacina Oral Poliomielite, a famosa "gotinha".

Contra o sarampo: crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou.

Não devem ser vacinadas: crianças de 1 até 5 anos que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.