Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Mais de 25 mil casas já foram visitadas pelo mutirão

10.917 das residências estavam fechadas ou tiveram recusa do morador para a inspeção

Geral | 13 de Fevereiro de 2020 as 10h 20min
Fonte: Assessoria

A Prefeitura de Sinop segue realizando os mutirões de limpeza para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti da  cidade. Dados da sala de emergência mostram que, de 13 de janeiro até o dia 12 de fevereiro, 48 bairros foram visitados pelas equipes de combate a endemias.

Nesses 30 dias, já totalizam 25.517 imóveis vistoriados e, desses, 920 estavam com foco do mosquito. 492 receberam tratamento com larvicidas e 10.917 das residências estavam fechadas ou tiveram recusa do morador para a inspeção. Os dados, ainda, apontam 107 notificações, 11 multas imediatas e 50 caçambas de lixo retiradas dos quintais domiciliares.

Conforme o coordenador do Centro de Endemias, Cesário Rocha, apesar de muitos não se importarem com o cenário que estamos vivendo em relação à doença, boa parte da população está abraçando a causa e ajudando nos trabalhos. “Além dos nossos mutirões, há uma mobilização por parte da comunidade, já somam 15 bairros que tiveram mutirões comunitários realizados com a iniciativa dos próprios moradores. Os canais de denúncias, também, não param. Somente pelo aplicativo Se Liga Sinop recebemos, neste período, 1.292 ocorrências”, relata o coordenador.

Entre as estratégias traçadas a Prefeitura vem realizando a limpeza de áreas públicas institucionais sob sua responsabilidade, priorizando-as, bem como em valas, valetões e bueiros. No entanto, para que elas se mantenham livres de sujeira e lixo, é preciso que a população não pratique descarte irregular de entulho, pois são potenciais criadouros.

Em caso de terrenos particulares, o município atuará de forma intensiva, apoiado na lei municipal que estabelece as condutas e diretrizes de meio ambiente, prevendo penalidades em caso de sujeira.

ATENDIMENTO MÉDICO

Devido ao número crescente de casos de dengue no município, a prefeita Rosana Martinelli determinou que sete Unidades Básicas de Saúde tivessem horário estendido para melhor atender a população. Desta forma, o posto de saúde Violetas fica aberto de segunda a sábado, das 7h às 22h, e os postos Sabrina, Jacarandás, Maria Vindilina II, Menino Jesus, Primaveras e Oliveiras, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h.

Lembrando que a unidade Menino Jesus funciona como Upinha nos sábados, domingos e feriados. Além da ampliação no horário, essas unidades estão coletando sangue para a realização do exame que diagnostica a doença e entregando o resultado no período máximo de 24h.

O atendimento ao público com suspeita de dengue está sendo de forma contínua e em livre demanda e, se houver a necessidade, o paciente já deve receber, na própria unidade, a hidratação com soro.

Os laboratórios municipais localizados na Avenida dos Jacarandás (CIAMS), Jardim Umuarama II (Rua José Gonçalves) e na Avenida André Maggi (Jd. Violetas) também farão horário estendido para coleta e resultados de exames, sendo das 7h às 17h.

DENÚNCIAS

A Prefeitura de Sinop conta, também, com o apoio da sociedade para a realização de denúncias de imóveis e locais com suspeita de entulho acumulado e foco de dengue. O número de telefone é o 3511-1829; já pela palma da mão, é possível informar o município por meio do aplicativo Se Liga Sinop, baixado gratuitamente pela internet em qualquer smartphone, ou o próprio site www.seligasinop.com.br.

Em locais onde forem flagrados focos do mosquito e, de acordo com o grau de infestação, serão lavradas multas de imediato. Em casos considerados menos graves, uma pré-notificação dará tempo para que o morador se regularize, sob risco de ser penalizado quando da realização de uma próxima vistoria pelo poder público.