Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Agrícola

Mais de 104 mil famílias vivem da agricultura familiar no MT

Agricultura familiar produz cerca de 70% dos alimentos consumidos pelas famílias mato-grossenses

Geral | 18 de Outubro de 2019 as 14h 05min
Fonte: G1

Foto: G1

Cerca de 70% dos alimentos consumidos pelas famílias de Mato Grosso são produzidos pela agricultura familiar. Segundo a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), no estado, vivem cerca de 104 mil famílias que produzem alimentos para consumo dos moradores locais.

Os produtos mais consumidos são o leite, o peixe, mandioca, frutas, verduras e legumes.

A economia do estado é baseada nas commodities produzidas pelo agronegócio, mas com foco na produção nas grandes propriedades rurais e que são equipadas tecnologicamente. A balança comercial do país é favorecida pela exportação dos produtos das grandes plantações.

Entretanto, a agricultura familiar é que garante a comida na mesa das famílias mato-grossenses. Das famílias produtoras, 61.937 mil moram em assentamentos e 42.409 mil em propriedades tradicionais. São 141 municípios divididos em nove regiões administradas pela Empaer e que presta suporte às famílias de baixa renda que vivem do ramo agrícola.

O engenheiro agrônomo da Empaer, Almir de Souza Ferro, disse que o crescimento de agricultores familiares no estado é devido à reforma agrária, pois aumentou o número de assentamentos e comunidades rurais. Ele disse que em 20 anos, o número de agricultores em Mato Grosso praticamente dobrou.

Almir contou que de modo geral, entre agricultura familiar e empresarial - grandes produtores, em 1995, de acordo com dados de uma revista especializada em agronegócios, o estado tinha cerca de 55.077 mil agricultores, em 2006, segundo o IBGE, as eram 86.167 mil.

No último levantamento da Empaer, em 2015, o número de agricultores era superior a 105 mil.

No Censo Agro 2018, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), o número de agricultores no estado é de 118.676 mil. O Censo também contabilizou o número de pessoas que trabalham na agricultura, mas não necessariamente são agricultores, em torno de 424.465 mil trabalhadores agrícolas.

O atendimento da Empaer disponibilizados às essas famílias de baixa renda e produtoras são por meio da assistência técnica, fomento, validação de tecnologia e acesso ao crédito para que possam financiar a produção por meio das pequenas plantações onde moram.

O IBGE estima que no Brasil, a agricultura familiar representa cerca de 84% de todas as propriedades rurais do país. No entanto, do total das áreas utilizadas para produções agropecuárias, cerca de 24,3% são utilizadas pela produção agrícola familiar.

Segundo o relatório “Estado da Alimentação e da Agricultura”, produzido pela Organização das Nações Unida (ONU), a maioria dos alimentos consumidos pela população brasileira vem da agricultura familiar. Os alimentos mais consumidos são o leite, com 58%, a mandioca, com 83%, e o feijão com 70%.

Ainda segundo os dados da ONU, a agricultura familiar produz cerca de 80% dos alimentos consumidos no planeta. Essa prática oriunda das famílias produtoras, preserva cerca de 75% dos recursos agrícolas.