Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 21 de Agosto de 2025

Menu

Pesquisa GC

Mais de 86% dos sinopenses não citaram nenhum deputado como sendo atuante

Dilmar Dal’Bosco, o único deputado de Sinop na Assembleia, foi o mais lembrado

Geral | 29 de Maio de 2019 as 10h 39min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: Divulgação

A maioria esmagadora da população não soube apontar – ou não quis – qual deputado estadual tem sido mais atuante no município de Sinop. A rejeição da população local ao legislativo estadual foi percebida na pesquisa de opinião realizada pelo GC Notícias, em parceria com a Ética Instituto de Pesquisa, na amostragem realizada na primeira quinzena de maio.

Quando a pesquisa indagou “qual deputado estadual tem sido mais atuante?”, 66,4% dos entrevistados não souberam responder. Outros 20,3% foram taxativos, respondendo “Nenhum”. Com isso, 86,7% dos cidadãos consultados não apontaram um deputado de sua preferência.

A pesquisa foi realizada na modalidade espontânea, em que não são apresentados nomes em uma lista pré-definida. O único deputado estadual que tem Sinop como sua base eleitoral, Dilmar Dal’Bosco (DEM), foi o mais lembrado pelos sinopenses. 10,6% dos consultados responderam que Dilmar é o deputado mais atuante.

Em segundo lugar vem a atual presidente da Assembléia Legislativa, Janaina Riva, com 0,9% dos votos. Ulysses Moraes (PSDC), jovem liderança na Assembleia que emergiu a partir do MBL (Movimento Brasil Livre), foi o terceiro mais lembrado, com 0,7% dos votos. Silvio Fávaro (0,5%), João Batista Sindispen (0,2%), Nininho (0,2%), e Eduardo Botelho (0,2%), também foram citados pelos eleitores.

Dos 24 deputados que compõem a atual legislatura, 17 não foram sequer citados.

 

E O DESEMPENHO?

A pesquisa também indagou à população como ela avalia o trabalho dos deputados estaduais, de forma geral, na cidade. 31,1% não responderam, 27,6% avaliaram como sendo “Bom” e 2,3% como sendo “Ótimo” – avaliação positiva de 29,9%.

A reprovação foi maior. Para 24,9% o trabalho dos deputados é “Ruim” e 14,1% considera “Péssimo” – avaliação negativa de 39%.

A pesquisa GC Notícias/Ética Instituto de Pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 13 de maio. Foram entrevistados 434 moradores de Sinop. A técnica utilizada foi “Survey”, com questionário estruturado e campo amostral baseado nos dados do IBGE, de forma que os entrevistados reproduzam uma “amostra” condizente com a população de Sinop. A margem de erro da pesquisa é de 5,5%. O intervalo de confiança é de 95%.

A amostragem conta com 29 perguntas, incluindo a avaliação da gestão da prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PR), do governador do Estado, Mauro Mendes (DEM), dos vereadores, secretários municipais e deputados estaduais.

Esses resultados são divulgados em reportagens no nosso site e redes sociais com a #Pesquisa GC.