Bom dia, Segunda Feira 14 de Outubro de 2019

Geral

Mais peixes mortos são encontrados no Rio Teles Pires

Usina diz que mortandade não tem ligação alguma com o empreendimento

Sinop | 10 de Setembro de 2019 as 11h 53min
Fonte: Jamerson Miléski

Um novo episódio de mortandade de peixes foi registrado no Rio Teles Pires. Uma fonte do GC Notícias enviou imagens registradas no último sábado (7), em um trecho próximo ao Rio Renata, que desagua no Teles Pires. O local fica cerca de 12 km abaixo da barragem da UHE Sinop, onde em fevereiro desse ano cerca de 9 toneladas de peixes mortos foram recolhidos após a primeira abertura das comportas da UHE Sinop. Pelo dano ambiental, a usina foi multada pela Sema (Secretaria Estadual de Meio Ambiente), em R$ 50 milhões.

As imagens amadoras mostram peixes cachorras, Matrinchãs, bicudas e mandis boiando ao longo do rio, em um trecho de aproximadamente 100 metros. A informação é de que as espécies começaram a boiar no sábado. A fonte relata ainda a presença de diversos resíduos sólidos na água, que a deixaram turva.

Apesar da aparente correlação com a barragem da UHE Sinop, o empreendimento nega qualquer responsabilidade. Em nota ainda na segunda-feira (9), a assessoria informou que tinha conhecimento e estava verificando a situação, mas que “até o momento não tem ligação nenhuma com o empreendimento. Hoje nós encontramos em condições muito melhores que no passado”, pontuou a nota.

Na manhã de hoje, terça-feira (10), um posicionamento um pouco mais refinado foi expedido pela Usina. A UHE frisou que comunicou a Sema do evento e que todas as informações sobre o monitoramento da qualidade da água foram colocadas à disposição para análise. “O tratamento para esses casos está sendo desenvolvido rigorosamente de acordo com o licenciamento”, relatou.

A Sinop Energia, empresa detentora da concessão para exploração da UHE, destacou na nota que não mede esforços financeiros e pessoais para atendimento às exigências ambientais, buscando sempre minimizar ou compensar os possíveis impactos ambientais previstos nesse tipo de Empreendimento.

 

Posição da Sema

O GC Notícias entrou em contato com a Sema para saber a posição do órgão ambiental sobre o ocorrido. Em nota, a secretaria informou que recebeu na manhã desta segunda-feira (09) a informação de mortandade de peixes no rio Teles Pires próximo ao rio Renata, à jusante da UHE Sinop. “A Pasta está averiguando o ocorrido e fará os relatórios e tomará as medidas cabíveis quanto tiver informações mais concretas sobre o caso”, afirma a assessoria.

A equipe do laboratório da Coordenadoria de Monitoramento da Água e do Ar se deslocou para o município afim de proceder com as coletas e procedimentos necessários para investigação do fato.

Confira o vídeo registrado no último sábado.

COMENTARIOS