Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Menu

Oportunidade

Mato-grossense é escolhido para grupo de líderes globais

Geral | 20 de Março de 2015 as 14h 34min
Fonte: THAIZA ASSUNÇÃO - Mídia News

O mato-grossense Leandro Machado, de 37 anos, foi selecionado, com mais três brasileiros, para integrar a comunidade de Jovens Líderes Globais (YGL, na sigla em inglês).

Essa distinção é concedida anualmente pelo Fórum Econômico Mundial (FEM), com o objetivo de reconhecer as mais destacadas lideranças empresariais, políticas e sociais com menos de 40 anos, de todas as partes do mundo. 

A nomeação se dá em reconhecimento pelo histórico de conquistas profissionais dos indicados, além de seu compromisso com a sociedade e por seu potencial de moldar o futuro do mundo.

Leandro nasceu em Barra do Garças (509 km a Leste de Cuiabá). Aos 17 anos, ele saiu do Estado em busca de oportunidades. Hoje, mora em São Paulo e é sócio fundador da Cause, primeira agência de defesa de causas e interesses públicos do país.

Em entrevista ao Mídia News, Leandro disse estar bastante feliz com a nomeação e que espera representar muito bem Mato Grosso na comunidade. 

“Essa é uma oportunidade rara para conectar-me com pessoas que têm feito a diferença ao redor do mundo, seja no campo empresarial, acadêmico ou socioambiental. Com a indicação, acredito que as chances de trazer algumas dessas boas experiências para o Brasil se tornam realidade, e isso é fantástico”, afirmou.

De acordo com o mato-grossense, a participação no grupo se dá somente por nomeação, e os indicados passam por um extenso processo seletivo conduzido pela consultoria internacional Heidrick and Struggles

A lista final é aprovada por um comitê de seleção presidido pela rainha Rania Al Abdullah, da Jordânia.

Neste ano, foram mais de 180 pessoas nomeadas, de todas as partes do mundo, e somente quatro brasileiros.

Conforme Leandro, o mandato se inicia imediatamente e é esperado que cada líder participe de várias reuniões ao longo desses anos, que ocorrem em diversos países. Neste ano, segundo ele, já estão previstas duas reuniões: uma no México, em maio,  e outra em Genebra, na Suíça, em agosto. 

“Outra parte importante é o programa de formação, pois participaremos de cursos intensivos nas melhores e mais respeitadas universidades, como Harvard, Yale, Oxford e George Mason”, disse. 

A Cause fundada por Leandro Machado trabalha com estratégias de conscientização, engajamento e mobilização em torno de causas e interesses públicos - para empresas e ONGS. 

“Trabalhamos somente com causas ligadas à novos modelos de desenvolvimento, direitos humanos e democracia”, disse.

Leandro não descarta trazer esses projetos para Mato Grosso. “Infelizmente, ainda não temos nenhum projeto em meu Estado natal, mas tenho certeza que um dia farei”, afirmou. 

Perfil

O cientista político Leandro Machado é um dos fundadores da Cause, agência criada para ajudar empresas e ONGs a mobilizar pessoas a respeito de causas de interesse público que elas defendem. 

Hoje, a Cause trabalha com ONGs nacionais e internacionais em projetos relacionados com desenvolvimento sustentável, direitos humanos e participação democrática.

Ele se especializou em universidades americanas e trabalhou, durante 15 anos, em grandes empresas, como a Shell e a IBM Brasil. 

Em 2003, foi chamado a estruturar a divisão de Relações Governamentais da Natura. 

Em seguida, trabalhou como relações públicas de Guilherme Leal, um dos fundadores da empresa, durante sua candidatura a vice-presidente da República, na chapa de Marina Silva em 2010.

Machado também é um dos fundadores da Union For Ethical Biotrade (União para o Biocomércio Ético, em tradução livre), ONG ligada à ONU e que promove ingredientes naturais produzidos de acordo com práticas de desenvolvimento sustentável.