Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Queimada

Mato Grosso registra 116 focos de fogo

O período de proibição de queimadas se estende até 15 de setembro.

Geral | 14 de Agosto de 2015 as 11h 03min
Fonte: Fonte: Éder Seger

| Foto:José Ronaldo

O período de proibição de queimadas está em vigor há quase um mês, mas os focos de fogo avançam em Mato Grosso. De acordo com o Banco de Dados de Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apenas nesta quinta-feira (13) foram registrados 116 pontos de fogo.

Esse número pode ser maior já que o satélite só mostra pontos em que o fogo atinge 47ºC e 300m². Mato Grosso é o estado com maior número de focos de calor do país, seguido por Roraima e Pará.

Entre o dia 1º de janeiro e esta quinta-feira (13), o total de focos chegou a 7.889, uma redução de 6% em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou 8.751. Mesmo com a diminuição, o quadro é preocupante.

Comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (DEA), coronel Paulo André Da Silva Barroso, explica que 95% dos incêndios são causados por descuido humano. "É importante sensibilizar a população quanto à importância de não atear fogo. Tem que se criar a consciência de que as queimadas geram altos custos para o bolso do contribuinte, além de fazer mal para a saúde de todos e destruir a fauna e flora".

Mesmo o DEA sendo o batalhão mais bem equipado da área que compreende a Amazônia Legal, ainda assim não possui infra-estrutura suficiente para atender as dimensões do estado. "Nós contamos com 5 ABTF (auto bomba tanque florestal) que transportam 5 mil litros de água, 6 ARF (auto rápido florestal) com capacidade para 700 l de água e 2 AT (Air Tractor), aviões de combate a incêndios florestais com 3,1 mil litros de água. Se só hoje foram 116 focos, é humanamente impossível atender a todos, por isso é importante que a população se conscientize", analisa o coronel.

Para a região de Sinop o Corpo de Bombeiros recebeu mais um caminhão (ABTF - Auto Bomba Tanque Florestal) de combate a incêndio na zona rural. De acordo como tenente do Corpo de Bombeiros em Sinop, duas equipes, entre soldados e brigadistas, foram formadas e estão sendo direcionadas para o município de Cláudia e para a Gleba Mercedes, onde há registros de focos de incêndio.

Além do caminhão, duas camionetes para auxiliar na locomoção dos funcionários foram colocadas a disposição. A aquisição das camionetes foi em parceria com a Concessionária de rede elétrica.

O período de proibição de queimadas se estende até 15 de setembro. Para denunciar focos de queimadas, ou emergências ligue para o Corpo de Bombeiros no 193.