Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Assistência hospitalar

Medicina desenvolve atividade de extensão com a Marinha

Geral | 04 de Abril de 2016 as 15h 34min
Fonte: Hemilia Maia

| Foto: Deivid Fontes

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) participou neste fim de semana dos dois primeiros dias (02 e 03) das Ações Cívico-sociais: Assitência Hospitalar (Asshop) da Marinha, em Cáceres. A parceria se deu por meio do curso de Medicina que aferiu pressão arterial; realizou testes rápido de glicemia; exames de vista e triou os pacientes para consulta com médicos e dentistas da Marinha no navio de assistência hospitalar Tenente Maximiano.

Durante a atividade de extensão os acadêmicos coletaram dados antropométricos como peso, altura e circunferência abdominal entre outros e informações sócio demográficas para conhecimento do perfil de populações ribeirinhas que tem dificuldades de acesso aos serviços de saúde convencionais.

A acadêmica Maria Beatriz Bravin, do 7º período, disse que a oportunidade de por em prática a teoria somada à aproximação dos pacientes foi incrível. Rosa Maria Gomes, do Bairro São Jorge, que estava com a taxa glicêmica alta, aprovou a iniciativa “aqui já saímos com o encaminhamento.” Para a moradora do Bairro Marajoara, Melva Espinoza, que precisava consultar com um clínico geral foi muito bom “aqui é com certeza mais rápido’.

A atividade de extensão foi coordenada pela professora Denise da Costa Boarmorte  Cortela, coordenadora do curso de medicina da Unemat, contou com a participação da professora Carolina Ohara como pesquisadora/colaboradora e 12 acadêmicos do 4º, 7º e 8º semestres do curso de Medicina. 

De acordo com Denise Cortela esta atividade de extensão subsidiará um projeto de estudo das condições de saúde e os fatores que influenciam a prevalência e incidência das doenças da população ribeirinha do Alto Pantanal do município de Cáceres e fatores addociados ao processo saúde-doença.

Ações Cívico-sociais: Assitência Hospitalar – De acordo com o Comandante do Navio Tenente Maximiano, Capitão Tenente Thiago Cristiano Muniz, as Asshop são realizadas durante o ano todo em Mato Grosso do Sul no Rio Paraguai de Porto Murtinho a Barra de São Lourenço, em Mato Grosso no Rio Cuiabá de Porto Jofre a Cuiabá, passando por Barão do Melgaço, Poconé e Santo Antônio do Leverger. Já em Cáceres os atendimentos médicos primários e odontológicos só ocorrem no período de cheia, “geralmente no primeiro semestre”, explicou o comandante.

O atendimento que teve início no dia 2 terminará em 12 de abril após realizar uma média de atendimentos de 130 pessoas por dia. As comunidades ribeirinhas Baizainha, Barranco Vermelho, Porto Carne Seca, e Santo Antônio das Lendas receberão o Navio Tenente Maximiano com uma equipe de 37 militares, entre eles, dois médicos, dois dentistas e quatro técnicos de enfermagem. No navio há medicamentos disponibilizados pela prefeitura de Cáceres e pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso como antipertensivos, antiinflamatórios, analgésicos, antifúngicos e antialérgicos. As Asshop fazem parte da Operação Celeiro da Marinha.

Em casos de urgência os pacientes poderão ser removidos por helicóptero, por meio do 6º distrito Naval da Marinha em Ladário-MS.