Bom dia, Sábado 22 de Setembro de 2018
Saúde Coluna Social Classificados Sobre o Site Fale Conosco

Médicos residentes reforçam equipe da saúde pública

GC Notícias | 02/03/2018 08:51

Número de médicos residentes ampliou de 10 para 12, neste ano

A partir deste mês de março as unidades básicas de saúde (UBS) de Sinop passarão a receber 12 novos médicos residentes para reforçar o atendimento à população. Os profissionais foram recepcionados pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quinta-feira (01) e, no período da tarde, já iniciam os trabalhos.

Os novos profissionais fazem parte da terceira turma do programa de residência médica, que é um curso de especialização oferecido pela Prefeitura de Sinop, na especialidade de Medicina Geral de Família e Comunidade. Neste ano o número de vagas foi ampliado, passando de dez para 12 novos médicos.

“A importância do residente é porque aumenta a cobertura na atenção básica do município e traz uma qualidade melhor no atendimento, uma vez que são médicos formados em universidades de todo o país”, explicou o secretário de Saúde, Arnaldo Catelan.

O médico coordenador da residência médica, Eduardo Dossa, explica ainda que 80% da carga horária da especialização é de atividades práticas e para o próximo ano haverá mais uma turma de 12 novos médicos. “É um trabalho assistencial junto com a parte teórica que vai fazer que eles estejam qualificados. Essa ampliação de vagas ocorreu neste ano, porque até o ano passado eram dez e fomos contemplados com o aumento de mais duas vagas”.

Residente do 1º ano, a médica Leifa Naiane Santos garantiu ainda que o objetivo é melhorar o atendimento a população. “Iremos iniciar o projeto na residência com intuito de dar acolhimento a toda à população de Sinop. com intuito de ter boa qualificação e atendimento. Esse é nosso objetivo”, finalizou.

 

Referência Nacional

Sinop aderiu ao Programa de Residência Médica e Medicina Geral na Comunidade em 2014 e tornou-se referência nacional. Neste ano, em fevereiro, foi realizada a formatura da primeira turma, com dez novos médicos.

Fonte: Assessoria