Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Médicos residentes reforçam equipe da saúde pública

Número de médicos residentes ampliou de 10 para 12, neste ano

Geral | 02 de Março de 2018 as 08h 51min
Fonte: Assessoria

A partir deste mês de março as unidades básicas de saúde (UBS) de Sinop passarão a receber 12 novos médicos residentes para reforçar o atendimento à população. Os profissionais foram recepcionados pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quinta-feira (01) e, no período da tarde, já iniciam os trabalhos.

Os novos profissionais fazem parte da terceira turma do programa de residência médica, que é um curso de especialização oferecido pela Prefeitura de Sinop, na especialidade de Medicina Geral de Família e Comunidade. Neste ano o número de vagas foi ampliado, passando de dez para 12 novos médicos.

“A importância do residente é porque aumenta a cobertura na atenção básica do município e traz uma qualidade melhor no atendimento, uma vez que são médicos formados em universidades de todo o país”, explicou o secretário de Saúde, Arnaldo Catelan.

O médico coordenador da residência médica, Eduardo Dossa, explica ainda que 80% da carga horária da especialização é de atividades práticas e para o próximo ano haverá mais uma turma de 12 novos médicos. “É um trabalho assistencial junto com a parte teórica que vai fazer que eles estejam qualificados. Essa ampliação de vagas ocorreu neste ano, porque até o ano passado eram dez e fomos contemplados com o aumento de mais duas vagas”.

Residente do 1º ano, a médica Leifa Naiane Santos garantiu ainda que o objetivo é melhorar o atendimento a população. “Iremos iniciar o projeto na residência com intuito de dar acolhimento a toda à população de Sinop. com intuito de ter boa qualificação e atendimento. Esse é nosso objetivo”, finalizou.

 

Referência Nacional

Sinop aderiu ao Programa de Residência Médica e Medicina Geral na Comunidade em 2014 e tornou-se referência nacional. Neste ano, em fevereiro, foi realizada a formatura da primeira turma, com dez novos médicos.