Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Sinop

Menina indígena é raptada por “namoradinho”

Família Kayabi diz que se a jovem não voltar para casa, haverá um confronto indígena

Geral | 23 de Março de 2015 as 16h 24min
Fonte: Jamerson Miléski

Uma jovem da etnia Kayabi foi “raptada” por uma menor de idade na noite desse domingo (22). O fato aconteceu em Sinop, no Jardim das Palmeiras. A menina, de 15 anos, estava na casa do avô quando um rapaz, de 17 anos, chegou com uma moto, colocou a índia na garupa e fugiu.

O fato é narrado pelo avô e pelo pai da menina, ambos residentes em Sinop. Segundo os familiares, o caso já havia se repetido em novembro do ano passado. Na época o mesmo rapaz havia raptado a menina e levado para casa dos seus pais. “Aquela vez conseguimos evitar o conflito. Nossa etnia não aceita isso. Se ele não soltar ela, um conflito pode acontecer”, revela o avô, que é chefe da regional da Funai.

Após o fato ocorrido em novembro de 2014, a família entrou com uma ordem judicial, afim de impedir a aproximação desse jovem, sob pena de ser preso. Mesmo com a determinação da justiça, resguardando a integridade da menina indígena, o rapaz tentou novamente retirar a menor de idade da casa da família. “A nossa preocupação é que esse rapaz tente levar ela para outra região, longe daqui”, comenta o avô.

A Polícia Civil e a Polícia Federal já foram acionadas pela família da etnia Kayabi. Pela tradição da tribo indígena, caso o rapaz insista no rapto, os homens ligados a família irão até à “caça” até que achar a menina e trazê-la de volta.

 

Outro lado

A Redação do GC Notícias não conseguiu entrar em contato com o rapaz acusado de raptar a menina indígena, nem com a sua família.