Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Menu

Potencialidades

MI discute Rotas de Integração Nacional em Mato Grosso

Geral | 18 de Fevereiro de 2016 as 10h 30min
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Integração Nacional

Com o objetivo de impulsionar o avanço da região sudoeste do Mato Grosso, o secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (MI), Alexandre Chumbinho, realiza visitas técnicas ao estado para avaliar potencialidades e a possibilidade de criação de Arranjos Produtivos Locais (APLs), por meio do programa Rotas de Integração Nacional. A agenda teve início na terça-feira (16/2) e prossegue até sexta-feira (19).

 “Os estímulos à inclusão produtiva e à integração econômica das regiões menos desenvolvidas do país ampliam não somente a oferta de produtos, mas as oportunidades de emprego e de renda para as famílias dessas regiões. Queremos utilizar o potencial produtivo para impulsionar o desenvolvimento regional no Mato Grosso”, destacou Chumbinho.

A expectativa é que agenda do MI no estado ajude a pavimentar o caminho para a construção de uma proposta de desenvolvimento que contribua com a redução das desigualdades sociais e econômicas. Representantes da pasta e do governo do Mato Grosso discutirão, por exemplo, a implantação de uma Zona Produtiva de Exportação (ZPE), com a intenção de ampliar o interesse de produção agropecuária e industrial na região.

A programação inclui visitas à Universidade do Estado de Mato Grosso e reuniões com autoridades dos municípios de Cáceres, Araputanga, Pontes e Lacerda e de regiões de fronteira.

 

Sobre as rotas

As Rotas de Integração Nacional constituem a estratégia de inclusão produtiva e desenvolvimento regional do Ministério da Integração Nacional. São redes de Arranjos Produtivos Locais (APL) com o objetivo de promover o desenvolvimento regional e a inclusão socioeconômica das regiões menos desenvolvidas do país, em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento Regional.