Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 27 de Abril de 2024

Menu

Meio ambiente

Ministério oferece curso sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos

Geral | 01 de Novembro de 2016 as 08h 58min
Fonte: Caio Dias | Sema-MT

| Foto: Divulgação

Com a proposta de auxiliar os municípios a implantar a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) oferecerá, entre novembro e dezembro, um curso voltado à implantação da Lei 12.305/2010. Ao todo são 2 mil vagas, com inscrição gratuita até o dia 8 de novembro. A carga horária é de 20 horas, com início do curso no dia 10 de novembro e término em 14 de dezembro. As inscrições podem ser feitas neste site.

O gerente de Resíduos Sólidos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Ricardo Carneiro, pontua que a capacitação é muito importante para que os gestores municipais obtenham mais informações e esclarecimentos sobre a legislação e os meios de colocá-la em prática. “Hoje as prefeituras esbarram na falta de pessoas qualificadas para elaborar o plano municipal, a proposta do curso é equacionar esse gargalo”.

Doze municípios de Mato Grosso estão com a licença de operação vencida para operar o aterro sanitário. A licença do aterro de Cuiabá vence este ano. Já os municípios de Ipiranga do Norte, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sorriso, Tapurah e Vera destinam seus resíduos sólidos a um aterro particular regularizado. Oito municípios possuem coleta seletiva: Cuiabá, Várzea Grande, Jaciara, Primavera do Leste, Colíder, Tangará da Serra, Campo Verde e Lucas do Rio Verde.