Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Menu

Brasília

Ministro do Meio Ambiente vem a Mato Grosso acompanhar combate às queimadas

Geral | 21 de Agosto de 2019 as 15h 07min
Fonte: Redação

Foto: Assessoria

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, está hoje, quarta-feira (21), no Norte de Mato Grosso para acompanhar, juntamente com o governador Mauro Mendes, as ações de combate e controle das queimadas que atingem a região. Salles chegou no aeroporto de Sinop em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira), por volta das 15h. Do aeroporto ele embarcou no helicóptero do Ciopaer (Centro Integrado de Operações Aéreas), com destino a cidade de Sorriso e Nova Ubiratã.

O ministro e sua comitiva vão acompanhar o andamento da Operação Abafa Amazônia – lançada pelo governo de Mato Grosso na última segunda-feira (19). Essa é a 5ª edição da operação, coordenada pelas secretarias de Segurança Pública e de Meio Ambiente do Estado.

A intensificação da fiscalização é uma resposta aos registros estatísticos. De janeiro até o dia 15 de agosto desse ano, Mato Grosso registrou 12.990 focos de calor. O número coloca o Estado como o que mais teve queimadas entre as unidades da Amazônia Legal. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O Pará ocupa o segundo lugar no ranking, com 7.737 focos e o Amazonas fica em terceiro com 6.315 registros.

Somente no período de 15 de julho a 15 de agosto, primeiro mês do período proibitivo de queimadas, Mato Grosso registrou 5.540 focos de calor. Em números absolutos, MT ficou em terceiro lugar. O topo do ranking foi ocupado pelo o Pará, com 6.664 focos seguido pelo Amazonas, com 5.918.

Às 17h30, Salles concederá entrevista coletiva à imprensa no Centro Integrado de Operações Especiais no Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon, no município de Várzea Grande, com a participação do governador do Estado.