Sinop
Moradores querem o nome da rua de volta
O pleito é para que o logradouro volte a ter o nome original, mudado em 2010
Geral | 03 de Dezembro de 2019 as 09h 38min
Fonte: Jamerson Miléski

Um grupo de moradores do Jardim das Primaveras esteve ontem, segunda-feira (2), na sessão da Câmara de Sinop para um pleito incomum. Eles pediam para que os vereadores devolvesse o nome original da rua onde vivem.
Os moradores querem que a via volte a se chamar “Rua dos Hibiscos”. O nome, referência a uma flor, faz parte do plano original de Sinop, quando todas as ruas e avenidas tinham nomes de plantas.
A tradicional rua do Jardim Primaveras perdeu sua “flor” em 2010, através de um projeto de lei apresentado pelo então vereador Hedvaldo Costa e sancionado pelo prefeito Juarez Costa, no mesmo ano. Por unanimidade, na época, os vereadores decidiram extinguir os “hibiscos” e trocar por Rua Geny Carvalho de Souza – conforme a lei 1385/2010.
Frente ao pleito dos moradores, o autor da medida disse que, na época, 9 anos atrás, rebatizou a rua para fazer uma homenagem a Dona Geny, moradora da Rua dos Hibiscos. Hedvaldo disse que a renomeação foi um pedido da família, com o apreço de alguns moradores. “Frente ao pedido de vocês, que moram na Rua dos Hibiscos, votarei favorável para voltar com o nome original”, comentou Hedvaldo. Outros vereadores também se posicionaram pelo retorno do nome da via.
Mas a mudança não deve ser tão simples. Em 2011, a Câmara de Sinop passou uma lei municipal que proíbe a mudança de logradouros públicos que tenham nomes próprios. O projeto de lei, na época demandado pelo vereador Ademir Bortolli, buscava conservar e perpetuar as homenagens feitas pelo legislativo municipal. Dessa forma, no futuro, não seria possível trocar o nome das vias e toda futura “homenagem” seria sobre os substantivos comuns: como por exemplo, Rua dos Hibiscos.
O vereador Leonardo Visera (PP), sugeriu que a lei 1385/2010 fosse revogada, o que repristinaria automaticamente o nome antigo. O compromisso feito pelos vereadores é de que o caso será levado para o departamento jurídico da Câmara afim de que seja encontrada uma saída legal para atender o pedido dos moradores.
Embora a mudança tenha ocorrido há 9 anos, nas placas de sinalização e nos aplicativos de GPS, a via continua se chamando “Rua dos Hibiscos”.
Notícias dos Poderes
'Trump ataca soberania brasileira e fortalece Lula para 2026', avalia economista
18 de Julho de 2025 as 10h57Zanin solta lobista de MT suspeito de 'comprar' assessores do STJ
Ministro do STF acolheu pedido da defesa de Andreson, que apontou piora no estado de saúde durante prisão
18 de Julho de 2025 as 07h56STJ determina que ‘barões do agro’ paguem multa social por desmate na Amazônia de MT
18 de Julho de 2025 as 07h46Piloto de moto morre após bater em carreta parada em Sinop
18 de Julho de 2025 as 07h43Secretário de Saúde de Sorriso faz balanço dos seis primeiros meses de gestão e projeta avanços estruturais na rede pública
17 de Julho de 2025 as 15h42PF: provas mostram que magistrados de MT receberam propina
Investigação identificou que empresa de advogado transferiu R$ 5 mi para enteada de magistrado
17 de Julho de 2025 as 15h39