Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 03 de Maio de 2024

Menu

Sinop

Moradores querem o nome da rua de volta

O pleito é para que o logradouro volte a ter o nome original, mudado em 2010

Geral | 03 de Dezembro de 2019 as 09h 38min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: Assessoria

Um grupo de moradores do Jardim das Primaveras esteve ontem, segunda-feira (2), na sessão da Câmara de Sinop para um pleito incomum. Eles pediam para que os vereadores devolvesse o nome original da rua onde vivem.

Os moradores querem que a via volte a se chamar “Rua dos Hibiscos”. O nome, referência a uma flor, faz parte do plano original de Sinop, quando todas as ruas e avenidas tinham nomes de plantas.

A tradicional rua do Jardim Primaveras perdeu sua “flor” em 2010, através de um projeto de lei apresentado pelo então vereador Hedvaldo Costa e sancionado pelo prefeito Juarez Costa, no mesmo ano. Por unanimidade, na época, os vereadores decidiram extinguir os “hibiscos” e trocar por Rua Geny Carvalho de Souza – conforme a lei 1385/2010.

Frente ao pleito dos moradores, o autor da medida disse que, na época, 9 anos atrás, rebatizou a rua para fazer uma homenagem a Dona Geny, moradora da Rua dos Hibiscos. Hedvaldo disse que a renomeação foi um pedido da família, com o apreço de alguns moradores. “Frente ao pedido de vocês, que moram na Rua dos Hibiscos, votarei favorável para voltar com o nome original”, comentou Hedvaldo. Outros vereadores também se posicionaram pelo retorno do nome da via.

Mas a mudança não deve ser tão simples. Em 2011, a Câmara de Sinop passou uma lei municipal que proíbe a mudança de logradouros públicos que tenham nomes próprios. O projeto de lei, na época demandado pelo vereador Ademir Bortolli, buscava conservar e perpetuar as homenagens feitas pelo legislativo municipal. Dessa forma, no futuro, não seria possível trocar o nome das vias e toda futura “homenagem” seria sobre os substantivos comuns: como por exemplo, Rua dos Hibiscos.

O vereador Leonardo Visera (PP), sugeriu que a lei 1385/2010 fosse revogada, o que repristinaria automaticamente o nome antigo. O compromisso feito pelos vereadores é de que o caso será levado para o departamento jurídico da Câmara afim de que seja encontrada uma saída legal para atender o pedido dos moradores.

Embora a mudança tenha ocorrido há 9 anos, nas placas de sinalização e nos aplicativos de GPS, a via continua se chamando “Rua dos Hibiscos”.