Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quarta Feira 01 de Maio de 2024

Menu

São José do Povo

Mosquitos serão analisados após morte de macaco por febre amarela em MT

Três macacos foram encontrados mortos em uma região de mata em São José do Povo

Geral | 28 de Abril de 2017 as 19h 26min
Fonte: G1 MT

Após a confirmação da morte de um macaco por febre amarela, 10 armadilhas foram colocadas no Assentamento Padre Josino, em São José do Povo, a 740 km de Sinop. Segundo as autoridades locais, as armadilhas foram colocadas para tentar capturar o mosquito transmissor que será analisado em laboratório pra saber se está infectado com o vírus da febre amarela. Representantes de quatro municípios da região sudeste já definiram as estratégias de monitoramento da doença.

A fiscalização será intensificada para identificar e encaminhar para análise animais com suspeitas da doença. O histórico de vacinação dos moradores também deverá ser informado, além de verificar se há casos em humanos e orientar a população.

A Secretaria Estadual de Saúde encaminhou ao Ministério da Saúde um pedido de 40 mil doses da vacina. A expectativa é a resposta do Governo Federal saia no começo da semana que vem. Esse é o primeiro caso confirmado em exame laboratorial de febre amarela silvestre no estado.

 Morte de macaco

A morte de um macaco por febre amarela foi confirmada na quarta-feira (26) após exames no Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT), em Cuiabá. Os três macacos foram encontrados mortos em uma região de mata há 40 dias. A doença não foi detectada por exames nos outros dois macacos mortos.