Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Investigação

MP notifica prefeito após cobranças indevidas de serviços do SUS em MT

Diretor de Pronto Socorro de Barra do Garças também foi notificado

Geral | 13 de Março de 2017 as 16h 48min
Fonte: G1 MT

Prefeito de Barra do Garças, Roberto Ângelo de Farias (PMDB) | (Foto: Prefeitura de Barra do Garças (MT)

O Ministério Público Estadual (MPE) notificou o prefeito de Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, Roberto Farias (PMDB), e o diretor-geral do Hospital e Pronto-Socorro Milton Pessoa Morbec, Adilson Tavares Lopes, para que cessem com cobranças feitas a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) por serviços realizados no âmbito da atenção básica e média e alta complexidade.

Em contato com a Prefeitura de Barra do Garças, mas não recebeu uma resposta até a publicação desta matéria. A reportagem não conseguiu contato com o diretor do Pronto-Socorro. Porém, durante diligência realizada pela 1ª Promotoria de Justiça ´Cível daquele município, ele teria reconhecido que, “em razão da inoperância parcial do Laboratório interno do Hospital Municipal, diversos exames estavam sendo realizados em clínicas particulares mediante cobranças”.

Conforme a notificação enviada, o município deverá afixar, em todas as unidades públicas de saúde localizadas em Barra do Garças - em locais de fácil visualização - cartazes alertando sobre a proibição da cobrança indevida.

Segundo o MPE, o fatro foi constatado em documentos entregues ao órgão. De acordo com o promotor de Justiça Paulo Mora, por se tratar de instituição hospitalar pública, as cobranças por consultas e procedimentos não podem ser cobrados, mesmo quando se tratarem de serviços contratados.

O promotor recomendou a abertura de procedimento administrativo para apurar a prática de infração administrativa acerca da cobrança indevida e ressaltou que a notificação expedida não exclui a apuração pela prática de crimes e de atos de improbidade administrativa.

O MPE solicita, ainda, a todos os usuários que foram cobrados indevidamente por ações e serviços de saúde no âmbito do SUS naquele município para que comuniquem o órgão, para que as devidas apurações sejam tomadas.