Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Menu

Cidadania

MPE é parceiro do projeto “Ribeirinho Cidadão”

Geral | 11 de Fevereiro de 2016 as 09h 11min
Fonte: Assessoria de Imprensa do Ministério Público do Estado de Mato Grosso

Com o objetivo de prestar assistência jurídica e social de forma integral e gratuita a população ribeirinha, a 9ª edição do projeto “Ribeirinho Cidadão” será lançada na próxima sexta-feira (12), às 8h, em Santo Antônio de Leverger com a presença de inúmeras autoridades do Estado. Ao longo de 17 dias, as equipes percorrerão cerca 70 comunidades.

Serão emitidos documentos como Identidade Civil, Carteira de Trabalho, CPF, doação de óculos, medicamentos, brinquedos e peças de vestuários - cedidas pela Receita Federal. A doação de roupas ocorrerá à população mediante entrega de lixo retirado das margens dos rios. Os ribeirinhos terão ainda a oportunidade de interagirem com dinâmicas de educação ambiental.

São mais de 60 profissionais entre defensores, juízes, médicos, promotor de Justiça, oftalmologistas, dentistas, assistentes sociais e outros profissionais aptos a solucionar questões jurídicas e sociais. A expedição está dividida em duas etapas, fluvial e terrestre. Por água, no período de 12 a 21 de fevereiro e a terrestre de 23 a 29.

Nos dez primeiros dias, as embarcações seguem pelas comunidades de Santo Antônio de Leverger a Poconé, passando por Barão de Melgaço. Já na segunda parte, com duração de sete dias, o atendimento será prestado por via terrestre na região de Santo Antônio de Leverger e Juscimeira.

Idealizado pela Defensoria Pública, o Ribeirinho conta com inúmeros parceiros. São eles: Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Ministério Público Estadual, Governo do Estado, Tribunal Regional do Trabalho, Juizado Volante Ambiental de Cuiabá, INSS, Marinha do Brasil, Assembleia Legislativa, Ministério do Trabalho e Emprego, Receita Federal, Incra, Secretaria Estadual de Segurança Pública e de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, SAMU, Sesc Pantanal, Funasa, Prefeituras de Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Juscimeira e Poconé, Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Leverger, Comando-Geral da Polícia Militar do Estado, Universidade Federal de Mato Grosso, Doctor Master Medicamentos Odontológicos, Comércio de Medicamentos DMC, distribuidoras de medicamentos Mega Farma e Quality Farma, Colônia de Pescadores Z5, AMEC e médicos voluntários.

Durante a expedição, o Ministério Público será representado pelo promotor de Justiça, Cláudio César Mateo Cavalcante. Segundo o procurador-geral de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado é com imensa satisfação que o Ministério Público integra esse projeto. “Acreditamos que a união das instituições em projetos de cunho social de tamanha relevância demonstra a preocupação igualitária de nos aproximarmos ainda mais de toda sociedade mato grossense”, destacou Prado.

Para o Defensor Público-Geral, Djalma Sabo Mendes Júnior, a expectativa é que esta edição supere as demais. Um dos motivos é a adesão de parceiros que resultou na ampliação de atendimentos que serão prestados. Já o coordenador do projeto, Defensor Público Air Praeiro, destacou a emoção em executar mais uma edição do Ribeirinho Cidadão. “Quando começamos esse projeto não tínhamos nada, apenas a cara e a coragem, mas mesmo sem recursos, conseguimos executá-lo, atendendo uma grande quantidade de pessoas. Hoje, vendo a dimensão que este projeto tomou, me sinto imensamente realizado”, pontuou Praeiro.