Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Menu

Força-tarefa

Mutirão de combate à dengue percorrerá 60 bairros de Sinop

Prefeitura realizou lançamento de campanha nesta quarta-feira, 20

Geral | 20 de Fevereiro de 2019 as 15h 20min
Fonte: Assessoria da Prefeitura

Foto: Ademir Specht

A Prefeitura de Sinop lançou, na manhã desta quarta-feira, 20, no bairro Daury Riva, a edição 2019 do Mutirão Contra a Dengue com foco na realização de vistorias, orientações aos moradores e recolhimento de materiais diversos e que funcionam como potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti. A força-tarefa constituída por agentes das Secretaria de Saúde, Centro de Endemias, Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (SOSU) e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) percorrerá cerca de 60 bairros da cidade nos próximos meses. Todos estes pertencem ao grupo de localidades com alta incidência do problema.

Durante o ato de abertura, a prefeita Rosana Martinelli lembrou que o compromisso do município é implementar estratégias e ações focadas no enfrentamento do mosquito. Entretanto, é pelo esforço popular e o engajamento da comunidade que os índices positivos são alcançados. Em Sinop, embora a situação da doença permaneça em uma esfera aceitável, pelos padrões da saúde pública, as 734 notificações da doença em 2018 e as 430 confirmações naquele ano demonstram a necessidade de uma parceria efetiva.

"Nós precisamos de uma ação conjunta, pois não conseguimos fazer sozinho. É uma conscientização da população não jogar latinha, o pet, a tampinha do pet. São detalhes e que todos nós, juntos, temos que fazer essa força tarefa", destaca Martinelli.

Durante todo o mutirão, a comunidade será convocada para levar para frente de suas residências materiais como latas, copinhos plásticos, papelões, pedaços de isopor, pneus, fogões e geladeiras velhas e que, normalmente, ficam depositados no quintal do morador ou são descartados de forma irregular em áreas públicas. Restos de massa verde e galhos de árvores não serão recolhidos. É preciso acompanhar a programação de trabalho para que os materiais sejam depositados, apenas, naquela semana ou mês em que as máquinas e profissionais estarão passando pelos bairros. O cronograma de coleta será disponibilizado no portal da Prefeitura de Sinop na internet (www.sinop.mt.gov.br).

Coordenador do Centro de Endemias, Cesário  Rocha frisa que o mutirão é uma das formas efetivas de se reduzir os números da dengue no município. Citando a edição de 2018, o profissional lembrou que, graças a esta proposta que, somada aos demais esforços realizados durante o ano, Sinop conseguiu baixar de 3,6% para 0,5% o índice de infestação do Aedes aegypti. Só no ano passado, 174 caçambas de materiais específicos foram retirados dos bairros durante os trabalhos.

"Reduzindo a incidência do Aedes também reduzirá a possibilidade de as pessoas contraírem as doenças transmitidas por esse mosquito e que são a dengue, a Zika e Chikungunya. A orientação é que as pessoas coloquem na frente de suas casas todo o material inservível e que está servindo como criadouro", frisou o técnico lembrando, também, que 110 profissionais vinculados às três secretarias estarão envolvidos no Mutirão Contra a Dengue.

Presente à solenidade de lançamento, a vereadora Professora Branca ponderou que, embora seja esta uma ação com foco na saúde, quando se fala em Aedes aegypti e as doenças por ele transmitidas, a educação é uma palavra de ordem para êxito pretendido. "Os moradores são os principais atores nesta tarefa. A Prefeitura é coadjuvante. A questão da educação é extremamente importante, pois é através dos atos do conhecimento que você estará inibindo a proliferação do mosquito. Quero parabenizar todo o trabalho da Secretaria de Saúde e de Obras através da gestão da prefeita”, citou a parlamentar.

De acordo com o Centro de Endemias, a maior parcela dos focos de dengue registrados no município são encontrados nos quintais de casas.