Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Menu

Utilidade pública

Mutirão Contra a Dengue será lançado na terça-feira (06)

A reportagem é da assessoria de comunicação da prefeitura

Geral | 05 de Fevereiro de 2018 as 09h 17min
Fonte: Assessoria

| Foto: Assessoria

A Prefeitura de Sinop lança na terça-feira (06/02) o mutirão contra a dengue, que contará com a limpeza nos bairros e conscientização da população no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. 

O lançamento da ação será às 08h, na praça de entrada ao bairro Dauri Riva. Considerado como prioridade, a prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PR), determinou a realização do trabalho conjunto entre as equipes das secretarias de Saúde, Obras e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com apoio da Polícia Militar e Tiro de Guerra.

No mutirão, serão realizadas limpezas nos bairros, valetões, terrenos e áreas públicas e conscientização da população para o engajamento na luta contra o mosquito.

Durante três meses as equipes do Setor de Endemias vão se dividir em duas frentes de trabalho, com início no Dauri Riva e Jardim Jacarandás, a meta é atingir todos os bairros. Para os serviços serão utilizados caminhões e pás carregadeiras, além de equipamentos de drone, que irão auxiliar nos trabalhos de fiscalização.

Diariamente será utilizado carro de som para anunciar nos bairros a retirada de lixo. Nesse período do mutirão será feita a coleta de copos, latas, móveis velhos. A Prefeitura ressalta que não será feita coleta de folhas e gramas (chamada massa verde) nem materiais da construção civil.

Dados da dengue

No ano passado, quando iniciou a gestão, uma das primeiras ações da prefeita foi o lançamento do Mutirão Contra a Dengue. Ao final, foram coletadas 215 caçambas com entulhos, considerados potencialmente criadouros do mosquito Aedes aegypti. 

Em setembro de 2017, o índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti, caiu de 2,6% em janeiro para 0,3% até setembro, do mesmo ano, conforme o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.